4 vantagens do aquecedor solar para residências

As soluções ecologicamente corretas, também chamadas de soluções sustentáveis, são muito usadas pelos consumidores modernos. Você já possui um aquecedor solar em casa? Conhece os benefícios que isso poderia lhe trazer?

Se ainda tem dúvidas sobre esse assunto, leia o post e descubra pelo menos 4 vantagens do aquecedor solar para residências!

1. O aquecedor solar permite mais economia no uso de energia elétrica

Essa é certamente uma vantagem que pesa bastante na hora de o consumidor decidir-se por comprar um aquecedor solar. De nada adianta procurar soluções que, além de caras, aumentam suas contas no final do mês.

Com o aquecedor solar, isso não acontece. Ele usa diretamente a energia solar para proporcionar energia térmica para a água, aumentando sua temperatura e aquecendo-a.

Talvez seja preciso usar uma bomba de calor para transferir o calor para a água (acontece quando o volume de água a ser aquecido é maior, como nas piscinas). Mas essa bomba pode ser fabricada pela própria empresa que produz e vende aquecedores solares, como na Heliodin. Ela é feita de modo a consumir o mínimo de energia elétrica ao mesmo tempo em que oferece o máximo de eficiência.

Conforme uma pesquisa realizada pelo DASOL (Departamento Nacional de Aquecimento Solar), setor pertencente à ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o uso de aquecedor solar em residências contribui para reduzir gastos com energia elétrica em até 70%.

2. O aquecedor solar ajuda a valorizar o imóvel

Atualmente, o imóvel, para ter valor, precisa ser sustentável. Esse é um critério importante para o mercado em geral e para o consumidor em particular.

Imóveis que apresentam sistemas defasados (elétricos, hidráulicos e de qualquer outro tipo) tendem a perder valor com o passar do tempo — ou se ajustam às novas tendências e adotam soluções tecnológicas que não agridem tanto o meio ambiente ou vão continuar entrando em crescente processo de desvalorização.

A presença do aquecedor solar em um imóvel já é motivo suficiente para aumentar o preço de mercado do imóvel e atrair a atenção do público consumidor.

Lembre-se que esse valor se reflete na sua própria vida e na de seus familiares, que estão utilizando de um recurso que melhora a relação entre o homem e o meio ambiente.

3. O aquecedor solar tem excelente custo-benefício

Uma ideia errada é a de que o aquecedor solar é um produto com custo maior. À medida que vai se tornando mais popular, o aquecedor solar tem seu preço reduzido. Se comparado com outras soluções tecnológicas, e até com certas soluções convencionais, ele possui um preço acessível, principalmente considerando as possibilidades de parcelamento.

Além disso, é preciso olhar o custo-benefício de um aquecedor solar. Além de ajudar a economizar na conta de luz, ele oferece um rápido retorno sobre o investimento, apresenta elevada durabilidade (ultrapassando, em média, os 20 anos) e possui custos baixos de manutenção.

Caso o produto precise de reparos, é fácil encontrar à disposição tudo que é preciso, pois as tecnologias relacionadas tendem a evoluir e se tornar cada vez mais acessíveis. A própria empresa que produz e oferece o aquecedor solar oferece suporte técnico para instalação e assistência pós-venda.

  1. O Brasil é um país tropical

O que tem a ver a tropicalidade do Brasil com o aquecedor solar? Tudo!

Os países situados entre os trópicos são os que apresentam o maior nível de incidência solar. O aquecedor solar depende da incidência do astro-rei para oferecer os melhores resultados. De modo geral, essa incidência, no Brasil, é favorável o ano todo.

Alguns municípios brasileiros estão entre as regiões que possuem as maiores incidências solares do planeta (como a cidade de Natal e muitas regiões da Bahia).

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios que o aquecedor solar oferece? Já instalou o seu? Sua conta de energia anda muito alta? Faça o seu comentário e divida sua opinião com outros leitores!

Posts Relacionados

0 Comentários