fbpx

5 dúvidas frequentes sobre aquecimento solar para casa

HOME / Blog
Publicado em 10 de outubro de 2017

5 dúvidas frequentes sobre aquecimento solar para casa

O uso de aquecimento solar para casa é uma excelente alternativa à energia elétrica tradicional. Empregado corretamente, é um recurso capaz de gerar ótimos benefícios, inclusive para o planeta.

Ao mesmo tempo, trata-se de uma possibilidade relativamente nova. Com isso, há muitas dúvidas sobre o uso desses recursos, as quais podem impedir seu aproveitamento.

Veja quais são os 5 questionamentos mais frequentes e conheça as respostas para eles.

1. Como funciona um projeto que usa a energia solar?

Para usar o aquecimento solar para casa, o projeto conta com dois elementos principais: as placas coletoras e o boiler.

As placas são feitas de vidro e outros materiais específicos, tendo o principal objetivo de coletar os raios solares e usar o seu calor corretamente. Elas são resistentes e posicionadas no telhado, onde houver maior incidência.

Já o boiler tem características específicas, em que o principal objetivo é garantir a manutenção da temperatura. Assim sendo, a água em seu interior é aquecida e a temperatura é mantida, de modo que ela possa ser usada ao longo do tempo.

2. Só há água quente durante o dia e quando tiver sol?

Por causa do seu funcionamento, uma dúvida comum é sobre o que acontece em dias chuvosos ou nublados. Apesar de a incidência de sol ser menor, ainda pode acontecer um leve aquecimento da água nessas situações.

Além de tudo, o boiler é projetado para armazenar a água quente por um período estendido. Caso os dias chuvosos e nublados sejam muito frequentes, é possível recorrer a sistemas auxiliares, como elétricos ou a gás.

À noite, dá para usar a água aquecida normalmente, devido ao funcionamento do reservatório.

3. Será preciso fazer grandes reformas na casa?

Se o sistema de aquecimento solar for realizado junto com a construção do imóvel, os resultados saem favorecidos. É mais fácil garantir, por exemplo, que as torneiras desejadas recebam água quente, além de usar mecanismos específicos para tanto.

Porém, isso não significa que a instalação se limita a esses casos. É perfeitamente possível utilizar esse recurso em uma casa que já está pronta sem fazer grandes reformas.

Para isso, é necessário recorrer a especialistas, que dirão o que deve ser feito para obter os melhores efeitos.

4. O aquecimento solar para casa é caro?

Muita gente tem dúvidas quanto ao preço desse sistema. Porém, é importante pensar, acima de tudo, na relação custo-benefício.

Inicialmente, o aquecimento solar pode parecer caro, já que é necessário fazer um projeto com as placas e o reservatório, os quais utilizam tecnologia avançada.

Contudo, trata-se de um investimento único. Uma vez que ele é feito, não é preciso pagar mensalidades ou de acordo com o uso, por exemplo.

Como o aquecimento de água é um dos maiores consumidores de energia elétrica, o valor da conta de luz cai dramaticamente, gerando economia e um retorno de investimento.

5. Quais são os cuidados necessários?

Para que o aquecimento solar para casa traga todos seus benefícios, o principal cuidado consiste em contratar uma empresa especializada, de qualidade e com profissionais capacitados.

Isso garantirá o uso dos recursos da melhor maneira, de modo a permitir o total aproveitamento desses elementos.

Além disso, é preciso ter cuidado com impactos contra as placas e mantê-las sempre limpas. Com uma boa manutenção, o resultado é o máximo de eficiência, permitindo uma economia consistente e contínua.

Ao esclarecer essas dúvidas sobre aquecimento solar para casa, é possível ter todas as chances para conquistar ótimos efeitos. Assim, você economizará, protegerá o planeta e aproveitará uma energia limpa.

Caso alguma de suas dúvidas ainda não tenha sido respondida, aproveite o espaço abaixo para deixar um comentário. Participe!

 

 

Posts Relacionados

Automação residencial – a nova tendência

À medida que o tempo avança, testemunhamos uma crescente revolução no mercado, especialmente no setor tecnológico. Com a introdução de novas inteligências artificiais e o acesso a tecnologias destinadas a simplificar a vida do consumidor, surge uma tendência notável em direção à automação residencial.Esta tendência não só promete modernizar nossos lares, mas também oferecer uma […]

Um homem segurando um caderno nas mãos e um lapis encostado em sua cabeça, pensando nos mitos sobre os aquecedores solares de água

Mitos sobre aquecedores solares de água!

Os aquecedores solares de água têm se tornado cada vez mais populares devido aos seus benefícios econômicos e ambientais. Conforme artigo publicado pela Abrasol, os aquecedores solares de água, possuem um importante papel na minimização de catástrofes climáticas. No entanto, ainda existem muitos mitos e equívocos em torno dessa tecnologia. Neste artigo, vamos desmascarar os […]

Um telhado de uma casa, com coletores solares de água instalados em cima dele.

Como escolher o melhor aquecedor solar de água?

Escolher o melhor aquecedor solar de água para suas necessidades requer atenção a diversos detalhes importantes.Preparamos para vocês, uma rápida leitura com os pontos mais importantes que você deve observar, na hora de escolher o sistema de aquecimento solar para o seu cliente. Como revendedor, é essencial conhecer e analisar cuidadosamente cada aspecto para oferecer […]