5 dúvidas frequentes sobre aquecimento solar para casa

O uso de aquecimento solar para casa é uma excelente alternativa à energia elétrica tradicional. Empregado corretamente, é um recurso capaz de gerar ótimos benefícios, inclusive para o planeta.

Ao mesmo tempo, trata-se de uma possibilidade relativamente nova. Com isso, há muitas dúvidas sobre o uso desses recursos, as quais podem impedir seu aproveitamento.

Veja quais são os 5 questionamentos mais frequentes e conheça as respostas para eles.

1. Como funciona um projeto que usa a energia solar?

Para usar o aquecimento solar para casa, o projeto conta com dois elementos principais: as placas coletoras e o boiler.

As placas são feitas de vidro e outros materiais específicos, tendo o principal objetivo de coletar os raios solares e usar o seu calor corretamente. Elas são resistentes e posicionadas no telhado, onde houver maior incidência.

Já o boiler tem características específicas, em que o principal objetivo é garantir a manutenção da temperatura. Assim sendo, a água em seu interior é aquecida e a temperatura é mantida, de modo que ela possa ser usada ao longo do tempo.

2. Só há água quente durante o dia e quando tiver sol?

Por causa do seu funcionamento, uma dúvida comum é sobre o que acontece em dias chuvosos ou nublados. Apesar de a incidência de sol ser menor, ainda pode acontecer um leve aquecimento da água nessas situações.

Além de tudo, o boiler é projetado para armazenar a água quente por um período estendido. Caso os dias chuvosos e nublados sejam muito frequentes, é possível recorrer a sistemas auxiliares, como elétricos ou a gás.

À noite, dá para usar a água aquecida normalmente, devido ao funcionamento do reservatório.

3. Será preciso fazer grandes reformas na casa?

Se o sistema de aquecimento solar for realizado junto com a construção do imóvel, os resultados saem favorecidos. É mais fácil garantir, por exemplo, que as torneiras desejadas recebam água quente, além de usar mecanismos específicos para tanto.

Porém, isso não significa que a instalação se limita a esses casos. É perfeitamente possível utilizar esse recurso em uma casa que já está pronta sem fazer grandes reformas.

Para isso, é necessário recorrer a especialistas, que dirão o que deve ser feito para obter os melhores efeitos.

4. O aquecimento solar para casa é caro?

Muita gente tem dúvidas quanto ao preço desse sistema. Porém, é importante pensar, acima de tudo, na relação custo-benefício.

Inicialmente, o aquecimento solar pode parecer caro, já que é necessário fazer um projeto com as placas e o reservatório, os quais utilizam tecnologia avançada.

Contudo, trata-se de um investimento único. Uma vez que ele é feito, não é preciso pagar mensalidades ou de acordo com o uso, por exemplo.

Como o aquecimento de água é um dos maiores consumidores de energia elétrica, o valor da conta de luz cai dramaticamente, gerando economia e um retorno de investimento.

5. Quais são os cuidados necessários?

Para que o aquecimento solar para casa traga todos seus benefícios, o principal cuidado consiste em contratar uma empresa especializada, de qualidade e com profissionais capacitados.

Isso garantirá o uso dos recursos da melhor maneira, de modo a permitir o total aproveitamento desses elementos.

Além disso, é preciso ter cuidado com impactos contra as placas e mantê-las sempre limpas. Com uma boa manutenção, o resultado é o máximo de eficiência, permitindo uma economia consistente e contínua.

Ao esclarecer essas dúvidas sobre aquecimento solar para casa, é possível ter todas as chances para conquistar ótimos efeitos. Assim, você economizará, protegerá o planeta e aproveitará uma energia limpa.

Caso alguma de suas dúvidas ainda não tenha sido respondida, aproveite o espaço abaixo para deixar um comentário. Participe!

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários