5 tipos de reservatório térmico solar

Um sistema de aquecimento é formado basicamente pelo coletor solar e pelo reservatório térmico. No entanto, existem diferentes tipos de coletor, como existem diferentes tipos de reservatório térmico solar. Cabe a você escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades ou preferências.

Confira abaixo 5 tipos de reservatório térmico solar e veja se você se identifica com algum deles!

1. Reservatório térmico solar em aço inox

Trata-se de um produto confeccionado em aço inoxidável e destinado a comportar volumes que variam entre 200 litros a 1.000 litros. Possui baixa pressão (5 mca) e alta pressão (40 mca). A unidade mca significa “metros de coluna de água” e é muito utilizada em reservatórios de água em geral.

Quando o sistema hidráulico possui água com pressão inferior ou igual a 5 mca, usa-se a baixa pressão (5mca). Quando a água apresenta pressão superior a 5 mca, usa-se a alta pressão (40 mca).

Quando se usa pressurizador ou quando a sistema hidráulico não apresenta tubulação de respiro, sempre é necessário utilizar o reservatório térmico solar de alta pressão.

Também possui isolamento térmico (em poliuretano expandido) que ajuda a conservar a temperatura da água armazenada. Tem muita resistência à corrosão. Na região de alta temperatura, esse reservatório térmico solar apresenta maior espessura.

A soldagem é por resistência, sem emendas.

A geometria e o posicionamento dos cordões de solda garantem maior durabilidade ao produto. Ele ainda garante água quente mesmo em dias chuvosos, contando com um sistema integrado de apoio elétrico.

Outra vantagem do reservatório térmico solar em aço inox é que ele dispensa pintura.

2. Reservatório térmico solar de grandes volumes

Existem semelhanças e diferenças entre esse tipo de reservatório térmico solar e o que foi descrito acima. Ambos apresentam baixa e alta pressão. O mesmo em relação à durabilidade, à soldagem e à espessura na região de alta temperatura.

Para resistir à corrosão, seu corpo interno é revestido de aço inox 304 ou 316. O aço carbono vem com pintura epóxi (em multicamadas) ou com cobre.

Mas a grande diferença é em relação ao volume de água que ele pode receber: 1.500 litros a 5.000 litros.

3. Reservatório térmico solar de baixa pressão desnível

Esse tipo de reservatório térmico solar também é de aço inox no mesmo padrão dos outros, mas sua diferença é em relação à pressão.

Ele deve ser usado em instalações onde há uma diferença específica de altura entre o topo da caixa de agua fria e o fundo do reservatório térmico: essa diferença de altura deve ser inferior a 5 metros.

Nesse caso, é possível seguir todos os desníveis entre os elementos do sistema: caixa de água fria, reservatório térmico solar e coletor solar.

A tubulação de respiro se faz um item obrigatório.

4. Reservatório térmico solar em PEAD

O polietileno de alta densidade, ou PEAD, também é usado na confecção de reservatório térmico solar. Também pode ser encontrado com diferentes capacidades volumétricas.

Ele funciona somente em baixa pressão, não tem emendas, é resistente à corrosão e relativamente leve. Possui isolamento térmico em poliuretano (um tipo de plástico, tal como o PEAD).

5. Reservatório térmico solar caseiro

Algumas pessoas se arriscam a confeccionar seu próprio reservatório térmico solar, usando a caixa de água, tambor de plástico ou caixa de isopor revestida internamente com filme plástico pneumático.

Contudo, ele não oferece a mesma eficiência e segurança de um reservatório térmico solar de aço inox.

Qual a sua opinião sobre os tipos de reservatório térmico solar? Qual desses considera melhor e mais garantido? Aproveite para compartilhar sua opinião com outros leitores!

Posts Relacionados

0 Comentários