3 dicas para proteger seu aquecedor solar

Investir em um aquecedor solar é uma decisão que só traz benefícios. Além de economizar na conta de luz no final do mês, você adota uma prática muito sustentável e não precisa abrir mão do conforto.

Para que a experiência continue positiva por um longo período, é fundamental cuidar do equipamento do jeito certo. Isso servirá tanto para que ele funcione corretamente quanto para garantir a máxima durabilidade.

Quer saber como fazer? Então, veja 4 dicas para proteger o seu  aquecedor solar!

1. Evite impactos nos coletores.

Os coletores são feitos de materiais resistentes, como alumínio especial e vidro reforçado. No entanto, isso não significa que qualquer impacto pode ser feito nesses pontos. Se um objeto pesado ou com grande velocidade cair sobre eles , há chances do vidro quebrar e a eficiência ser perdida.

Por isso, é fundamental evitar impactos diretos nos coletores. Evite instalá-los perto de árvores frutíferas, de animais de estimação ou na área em que as crianças brincam, por exemplo. Também é importante ter cuidado com telhas e outros elementos, bem como com a chuva de granizo. Quanto mais isolada de impactos a área estiver, melhor.

2. Realize a manutenção periódica do aquecedor solar

Como prevenir é mais fácil e barato que consertar, a manutenção preventiva deve fazer parte dos seus planos. A cada ano, esvazie por completo o reservatório do aquecedor  solar. Verifique também se os coletores solares não estão com muita poeira e lave-os com água e sabão neutro pois coletores sujos diminuem o rendimento do sistema. Essa limpeza deve ser feita na parte da manhã ou final da tarde.

3. Faça a instalação com profissionais especializados

Contudo, nenhuma dessas medidas será realmente eficiente se o aquecedor solar não estiver instalado corretamente. A inclinação dos coletores, por exemplo, é importante estar compatível com a localização para que se obtenha o maior rendimento na captação da energia solar.

Tudo isso só é possível quando uma equipe profissional é a responsável. Além de fazer uma compra de qualidade, conte com especialistas para realizar a instalação. Desse modo, você terá mais segurança e contará com a certeza de funcionamento adequado.

Ao executar essas dicas, o seu  aquecedor solar poderá durar até duas décadas ou um pouco além. Não deixe de colocar esses cuidados em prática e tenha o melhor do investimento!

Você já aplica alguma dessas orientações? Conte nos comentários e participe!

Posts Relacionados

0 Comentários