fbpx

Entenda as principais diferenças entre aquecimento solar de água e fotovoltaico

HOME / Blog
aquecimento solar de água
Publicado em 05 de dezembro de 2017

Entenda as principais diferenças entre aquecimento solar de água e fotovoltaico

Em tempos de crise econômica, muitas pessoas começam a buscar alternativas que ofereçam uma boa redução dos gastos mensais. Dentre as mais populares está a instalação de sistemas de aquecimento solar — o que também é uma solução sustentável e bastante prática.

Diversas opções já estão disponíveis para comprar no mercado. O aquecimento solar de água e as placas fotovoltaicas são as escolhas comuns entre a população, mas apresentam algumas diferenças significativas.

Você sabe quais são essas diferenças? Está difícil decidir qual levar para sua casa? É hora de ler este artigo e aprender tudo sobre o assunto. Acompanhe!

Como funciona o aquecimento solar de água?

Os sistemas de aquecimento solar de água captam os raios solares e aquecem diretamente a água. Essa ação é realizada através de coletores solares e de um reservatório térmico. A água que se encontra dentro do reservatório, passa por dentro dos coletores, que geralmente são feitos com tubos de cobre e aletas de alumínio.

A Água aquecida pelos coletores vai para o reservatório que possui isolamento térmico onde fica armazenada para utilização, mantendo a temperatura por cerca de 48 horas mesmo sem insolação.

Para os dias de chuva ou densamente nublados, o sistema já vem com um apoio elétrico que entrará em funcionamento para garantir a temperatura da água ideal para o banho.

Importante ressaltar que como a conversão de energia solar é direta para o aquecimento da água, a eficiência do sistema é em torno de 60%.

Como funcionam as placas fotovoltaicas?

Este sistema é instalado em telhados ou no solo e precisa de cabos, inversores e outros componentes de segurança para funcionar. Não são necessárias intervenções drásticas para a instalação, que é feita de modo simples e rápido e não afeta as tarefas diárias.

O sistema fotovoltaico exige a interferência da concessionária de energia para trocar o medidor e contabilizar o consumo de energia elétrica. Porém, os custos envolvidos nesse procedimento são de responsabilidade da empresa e o consumidor não precisa se preocupar.

Como comparar ambos os sistemas?

Enquanto o sistema fotovoltaico gera energia elétrica e injeta na rede, reduzindo a conta de energia, o aquecimento solar aquece diretamente a água eliminando o custo da energia elétrica para este procedimento. Portanto, as iniciativas são complementares. Vale a pena ressaltar que o sistema de aquecimento solar de água tem um investimento muito menor que o sistema fotovoltaico e um retorno extremamente rápido, pois como comentamos acima a eficiência é de 60% enquanto que a do sistema fotovoltaico é de 13% aproximadamente, sendo a alternativa de melhor resultado para quem tem pressa em economizar.

Ele também não emite carbono e ajuda a preservar o meio ambiente, destacando-se entre as melhores práticas sustentáveis. Durante o inverno, não há qualquer preocupação. O funcionamento é perfeito e continua bastante eficiente, fornecendo banhos quentes para toda a família a qualquer hora do dia.

Como você pode ver, os sistemas são diferentes em funcionamento e propriedades, mas não deixam de trabalhar pelo mesmo objetivo.  Você sabia a respeito de todas essas diferenças? Já tem aquecimento solar de água em casa? Deixe um comentário abaixo e conte para nós!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]