Sustentabilidade e economia – Como o aquecimento solar pode te ajudar a reduzir custos

O homem moderno procura soluções sustentáveis para sua casa ou empresa. Essa é a forma ecologicamente correta de agir — e a mais econômica também.

Não adianta comprar um equipamento que consome muita energia elétrica, quando existem muitas campanhas protestando contra isso devido ao impacto que eles provocam no meio ambiente. Além disso, comprar um equipamento desses só vai te prejudicar financeiramente, já que vai aumentar suas contas de luz.

Entenda como o aquecimento solar, que é uma solução sustentável, pode contribuir para você diminuir gastos!

O sistema de aquecimento solar

Um sistema de aquecimento solar é composto pelo coletor solar e pelo reservatório térmico. No coletor, existem aletas de alumínio por onde corre a água que será aquecida. Do coletor, a água passa para o reservatório térmico, onde permanece aquecida, pronta para uso.

O sistema de aquecimento solar é relativamente simples, relativamente barato (oferece ótimo custo-benefício), muito econômico e muito sustentável.

O aquecimento solar no Brasil

Moramos em um país particularmente privilegiado no que se refere ao aquecimento solar. Além da elevada incidência de raios solares no território, o Brasil possui muitas reservas de quartzo, usado para a produção de silício. Esse silício, por sua vez, é utilizado na confecção de células para captação de energia solar.

O Brasil pode e deve investir bastante na produção de sistemas de energia e aquecimento solar, o que vai ajudar a reduzir ainda mais os custos iniciais, pois haverá produção em maior escala.

Os benefícios econômicos do aquecimento solar

Para a pessoa que adquire um sistema de aquecimento solar, alguns benefícios econômicos podem ser listados.

Primeiramente, o retorno do investimento feito no sistema pode acontecer em pouco tempo. A quantidade de água aquecida usada no projeto vai influenciar nesse aspecto. Quer dizer que o dinheiro que você gastou para comprar o sistema de aquecimento solar tem muitas chances de retornar logo para o seu bolso.  Por isso, sempre nos referimos a aquecimento solar como uma forma de investimento.

Recuperado o investimento inicial, você terá um aquecimento de água praticamente gratuito por muitos anos, isto é, enquanto o sistema durar. Vale lembrar que o sistema de aquecimento solar não exige muita manutenção e sua vida útil é muito longa, podendo atravessar décadas.

Ele também vai te ajudar a reduzir custos porque não é necessário usar combustível. Como o aquecimento depende do sol, em dias chuvosos ou muito nublados, será preciso utilizar um sistema auxiliar a energia elétrica ou a gás. Porém, já existem empresas que fabricam esses equipamentos de forma econômica, com o mínimo consumo de energia elétrica.

Além disso, lembre que, dependendo de como você vai usar a água aquecida e das dimensões do reservatório térmico, você poderá até esperar que a incidência solar fique intensa novamente para usar o coletor, dispensando o sistema auxiliar.

Caso você decida expandir seu sistema de aquecimento solar, é possível adicionar novos coletores, adquirir outros reservatórios e ajustar as instalações de acordo com suas necessidades.

Finalmente, você verá a redução de custos claramente em sua conta mensal de energia elétrica.

 

Ainda não usa aquecimento solar em sua casa? Recomenda esse sistema para seus clientes? Que dúvidas ainda tem sobre os benefícios econômicos do aquecimento solar? Faça seu comentário!

Posts Relacionados

2 Comentários