Casa sustentável – Confira algumas ideias para se inspirar

As atitudes sustentáveis estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Com tantas soluções e providências simples, fica fácil contribuir para a preservação do meio ambiente e garantir uma vida mais econômica.

Além disso, você contribui não só para a sua rotina, mas acaba contagiando tudo e todos que estão ao seu redor. Isso é muito importante para disseminar a conscientização e envolver mais pessoas nessa mudança.

Não é necessário investir muito dinheiro. Ter uma casa sustentável é mais simples do que você pensa, e você pode transformar a sua agora mesmo. Conheça essas ideias e inspire-se!

Atente-se para os arredores da casa sustentável

De nada adianta fazer várias economias e ter uma consciência verde se você vive em uma região que impacta negativamente o ambiente. Por isso, ao definir onde vai morar, pense na proximidade a pontos de ônibus e serviços que você normalmente utiliza, para evitar o uso de carros em excesso.

Em relação à estrutura da construção, é importante verificar se ela oferece possibilidades de ventilação e luz natural, para realmente aproveitar ao máximo o que a natureza oferece.

Se houver plantas nativas no local, providencie para que sejam bem cuidadas.

Não desperdice água

A casa sustentável utiliza apenas a quantidade necessária de água por dia, sem desperdícios. São pequenas atitudes que possibilitam eficácia nessa ação: não demorar no banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça e reutilizar água da chuva.

Hoje, existem equipamentos adequados para garantir que a reutilização seja feita de maneira segura, para evitar problemas no consumo. Com eles, é possível reduzir litros e litros de água, ao reaproveitar o que foi armazenado para lavar o quintal, seu automóvel e dar descarga, por exemplo.

Invista no aquecimento solar térmico

A energia do sol é inesgotável, não emite carbono e é gratuita. Instalar um bom sistema de aquecimento solar térmico é uma das melhores iniciativas para deixar sua casa sustentável.

Esse tipo de equipamento é eficiente até mesmo no inverno e poupa não só no aquecimento de água, mas também no aquecimento do planeta. A redução da emissão de combustíveis fósseis é comprovada; e o retorno para o investimento, garantido nas contas do fim do mês.

Economize energia

O uso excessivo de energia elétrica é um dos fatores que mais influência na degradação da atmosfera. Por isso, é fundamental pensar em ter uma casa sustentável e energeticamente colaborativa.

Sempre confira se as luzes estão acesas sem necessidade alguma e não mantenha os eletrodomésticos ligados por mais tempo que o necessário. Janelas amplas permitem que a luz natural seja melhor aproveitada e construções amplas permitem que o local seja mais fresco, evitando a instalação de ar condicionado.

Não descarte móveis, aposte na reforma

Quando você reforma um móvel, as árvores agradecem. Restaurar móveis antigos é uma excelente maneira de contribuir para a preservação de florestas e, ainda por cima, permite que você tenha cômodos novinhos em folha com uma decoração incrível.

Hoje, é fácil encontrar tutoriais na internet que ensinam a fazer esse reaproveitamento, mas também existem empresas amigas do meio ambiente que colaboram nesses serviços. Lembre-se de comprar materiais de qualidade, para garantir a durabilidade e não ter prejuízos em curto prazo.

Como você pode ver, pequenas atitudes trazem grandes resultados. Você já coloca algumas dessas ideias em prática? Como é a sua casa sustentável? Contribua com mais dicas nos comentários!

Posts Relacionados

2 Comentários