O que levar em consideração na hora de escolher um coletor solar para banho

O coletor solar para banho é composto por placas que absorvem radiação solar e que, por meio da conversão de energia, aquecem a água. Esse líquido aquecido fica armazenado em um tanque especial e é utilizado conforme as necessidades da casa, evitando, muitas vezes, o uso de energia elétrica.

Com isso, trata-se de um recurso sustentável e econômico que tem feito, cada vez mais, parte dos lares. Porém, para ter todos esses benefícios é fundamental escolher o equipamento certo.

Sendo assim, veja quais são os pontos mais importantes para levar em consideração nesse sentido!

Avalie qual é a capacidade de funcionamento do elemento

Na hora de comprar um coletor solar para banho, uma das primeiras características que devem ser avaliadas é a capacidade de funcionamento deste item.

Isso deve ser observado segundo duas questões principais: capacidade de aquecimento e quantidade de água que pode ser armazenada.

Se a sua casa é grande e possui um consumo moderado ou elevado de água, o reservatório precisa conter um maior volume de água.

Além disso, o funcionamento das placas também deve ser adequado. Se elas forem capazes de absorver um nível maior de radiação, maior serão a temperatura e a eficiência.

Considere como é a conservação de temperatura

Outra questão diz respeito à habilidade que esse item possui de conservar a temperatura elevada da água. Ou seja, não basta gerar aquecimento, é preciso que ele seja mantido até a hora de ser utilizado — ou o coletor não será tão útil.

Portanto, verifique se o equipamento possui questões como manta térmica de proteção, área de ventilação para evitar condensação e outros dispositivos que ajudam a conservar a temperatura conquistada. Quanto maior for essa capacidade, maior será a utilidade do equipamento.

Pense em qual é a vida útil do coletor solar para banho

Adquirir um coletor desses é, acima de tudo, um investimento. Como há questões como a compra e a instalação, o ideal é que os resultados desse processo durem o maior tempo possível.

Para tanto, é fundamental considerar a vida útil do coletor solar. Um tempo maior de duração garante que o investimento seja “diluído” ao longo dos meses, o que melhora ainda mais o retorno.

Como eles ficam em uma área que pode sofrer com ventos, chuvas e até granizo, analise se os componentes são feitos com materiais adequados, se os adesivos são resistentes e assim por diante. Dessa forma, você evita ter que refazer o investimento dentro de um curto período.

Pondere os custos e a possibilidade de economia

Ao mesmo tempo, a aquisição de um coletor solar para banho precisa caber no seu bolso. Por isso, avalie quais são os custos e verifique, acima de tudo, se eles são condizentes com todas as vantagens oferecidas.

Em vez de olhar somente para o preço, foque-se em analisar a possível economia. Um coletor com ótimo rendimento, boa capacidade e excelente conservação de temperatura garantirá uma grande economia de energia elétrica.

Assim, graças ao valor que deixa de ser pago à companhia de energia, um bom coletor é capaz de se custear e, ainda, oferecer economia contínua no orçamento.

Levando todos esses pontos em consideração, você poderá escolher o melhor coletor solar para banho. Depois, é só começar a usá-lo e aproveitar todas as suas vantagens!

Aproveite e deixe, nos comentários, quais são as suas impressões e dúvidas sobre esse assunto!

Posts Relacionados

0 Comentários