fbpx

Como avaliar a qualidade da bomba de calor para aquecimento de piscinas

HOME / Blog
Bomba de calor para piscina
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Como avaliar a qualidade da bomba de calor para aquecimento de piscinas

A bomba de calor é um equipamento muito usado para o aquecimento de piscinas devido ao fato de ser uma solução sustentável e econômica. Nesse sentido, o aparelho aparece como uma ótima opção, pois embora utilize energia elétrica para o funcionamento, é 4 vezes mais econômica que os aquecedores a gás ou elétricos convencionais.

Porém, convém saber escolher o melhor produto. É conveniente avaliar a qualidade da bomba de calor antes de comprar uma. Você sabe como fazer isso? Leia o post e veja como fazer essa avaliação!

As especificações técnicas e dados de performance

Existe um indicador chamado COP – Coeficiente de Performance ou Coeficiente de Desempenho que é a relação entre energia térmica fornecida por uma bomba de calor e a energia elétrica consumida pelo sistema, desta forma quanto maior for o COP, mais eficiente será o equipamento.

Outro dado a ser observado é a Potência Térmica, usualmente apresentada em kW ou BTU. Além disso é muito importante ao comparar equipamentos de fabricantes diferentes verificar qual a área e volume da piscina, indicada por cada modelo de bomba de calor.

O fornecedor do produto deve ser confiável

Para avaliar se uma bomba de calor apresenta efetivamente boa qualidade, é importante conhecer o fornecedor do produto. O fornecedor pode ser apenas a loja que vende como também pode ser o próprio fabricante. Muitas empresas fabricam e vendem seus próprios produtos.

Tratando-se de uma loja que revende o produto de um determinado fabricante, você pode considerar ambos. Um fabricante renomado, cujos produtos costumam ser elogiados, é confiável. Da mesma forma, a empresa que vende a bomba de calor pode ser uma loja de boa reputação no mercado, conhecida exatamente por atuar no segmento e oferecer produtos e serviços de boa qualidade.

O fornecedor é um diferencial na hora de comprar qualquer produto. Fique atento a esse detalhe antes de aplicar seu dinheiro em uma bomba de calor.

As características técnicas da bomba de calor

Finalmente, você deve conferir as características técnicas do produto. Elas podem detalhar tudo sobre o produto e assim você poderá comprar ciente das qualidades e limitações que a bomba de calor oferece.

Observe características como a alta durabilidade, se ela tem proteção contra sub e sobre tensões, se apresenta bloqueios contra falhas seguidas. Observe ainda se ela apresenta resistência a produtos químicos e à radiação dos raios ultravioletas (raios UV). Como ela ficará, na maioria das vezes, em ambiente exposto, vale a pena ter certeza que não sofrerá danos advindos da radiação solar. O gabinete em plástico de engenharia é um material que oferece esse tipo de resistência.

Fique alerta aos condensadores e prefira os condensadores de titânio. Uma boa bomba de calor deve ser fácil de instalar e de manusear e também ter baixo nível de ruído. Considere também se o painel digital oferece a opção de diagnosticar qualquer anomalia de sistema e funcionamento.

Por fim, verifique se a bomba de calor realmente consome pouca energia elétrica, já que esses é um dos critérios mais importantes no quesito qualidade. Pouco consumo de energia elétrica significa respeito ao meio ambiente e conta de energia mais baixa.

Já tem uma bomba de calor em sua casa? Pretende adquirir uma? Que fatores você considera importantes na hora de avaliar a qualidade do equipamento? Deixe um comentário aqui no blog.

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]