Como funciona o aquecedor solar em dias de chuva?

O aquecedor solar é um sistema amplamente utilizado em nosso país. Só que, ainda assim, é comum encontrar algumas pessoas que tenham dúvidas sobre o funcionamento dele. Afinal, se ele depende do sol para aquecer a água, como funcionará em dias chuvosos ou nublados?

Se você também tem dúvidas, preste atenção ao nosso post. Responderemos a essas perguntas e explicaremos exatamente como funciona o aquecedor solar em dias de chuva. Conheça ainda qual o custo-benefício desse sistema de aquecimento para a sua residência. Acompanhe!

Como é o funcionamento do aquecedor solar?

O sistema é composto de dois itens que são fundamentais para o funcionamento: o coletor solar (ou placas) e o reservatório térmico. O coletor solar é o responsável pela absorção dos raios de sol, de modo que o calor seja convertido em energia e transmitido para a água.

O reservatório térmico é onde fica armazenada a água aquecida para ser usada posteriormente. A água circula nas tubulações de cobre, entre os coletores e o reservatório térmico.

É a água fria, com densidade maior, que empurra a água quente e gera a circulação. Em alguns casos, a circulação da água pode ser feita por meio de bombas, mas isso somente em sistemas com volume de água muito alto e em piscinas.

 E como é seu funcionamento em dias de chuva?

O sistema foi projetado para que a água quente seja armazenada por muito tempo. Logo, não será preciso preocupar-se com os dias chuvosos, a não ser que eles perdurem por um longo período.

O aquecedor solar é dotado de um sistema auxiliar a gás ou elétrico que garante que mesmos nos eventuais períodos sem insolação, a água seja aquecida. No entanto, lembre-se que a incidência de raios solares no Brasil, de uma maneira geral, é muito elevada. E predominam aqui os dias ensolarados. Mesmo nos lugares mais frios do país, o uso do aquecimento através da luz do sol funciona em margem igual ou superior a 75% do tempo.

Também não será necessário se preocupar com o aquecimento noturno, visto que a água quente é preservada no reservatório térmico e pode ser usada aquecida durante a noite.

Qual o custo benefício de um aquecedor solar?

O aquecedor solar é a opção mais econômica que existe para o aquecimento de água, seja dos chuveiros, seja da piscina. Devemos considerar que boa parte do consumo da energia elétrica de uma residência está relacionada ao aquecimento da água. Por isso, quando utilizado o sistema de energia solar, a economia nas contas de luz é muito positiva, reduzindo bastante os dispêndios do orçamento doméstico.

O valor do investimento poderá ser compensado nessa redução das contas, normalmente em apenas um ano e meio de uso. Considerando-se que a vida útil do seu sistema de aquecimento solar pode chegar até os 25 anos, é fácil perceber que será um incrível investimento. Agora é só escolher o melhor tipo de aquecedor para a sua casa!

Como você pode ver, o sistema do aquecedor solar é simples, seguro e bastante econômico.

O que achou de entender melhor como funciona um aquecedor solar em dias de chuva? Deixe o seu comentário aqui no blog, caso deseje esclarecer outras dúvidas ou simplesmente deixar a sua opinião!

Posts Relacionados

0 Comentários