fbpx

Entenda qual é o custo benefício do aquecedor solar de água

HOME / Blog
Heliodin
Publicado em 12 de dezembro de 2017

Entenda qual é o custo benefício do aquecedor solar de água

Na busca por alternativas sustentáveis e econômicas, muitas pessoas optam por um sistema de aquecimento solar. Com um baixo custo de investimento, o funcionamento é eficaz e a necessidade de manutenção é bastante esporádica.

E qual o resultado disso? Toda a família tem banhos quentes em qualquer época do ano!

Porém, ainda existem algumas dúvidas a respeito do custo benefício do aquecedor solar de água, uma das melhores opções do mercado. É o seu caso? Está pensando ainda se vale a pena adotar essa iniciativa? Leia o post de hoje e descubra mais sobre o que um aquecedor solar de água pode fazer pelo seu bolso.

Custo benefício do aquecedor solar de água é visível na conta de energia

Quem busca alternativas como esta tem, em primeiro lugar, o objetivo de economizar significativamente. Portanto, saiba que o custo beneficio do aquecedor solar de água é rapidamente percebido logo nos primeiros meses de uso.

Em média, ele é responsável por diminuir aproximadamente a metade do consumo de energia elétrica em uma residência familiar. Na conta mensal, é possível perceber uma queda nos números de até 50%.

A rentabilidade é inquestionável, assim como o retorno

Quem investe em algo espera um retorno expressivo, certo? Pois bem, esta é mais uma característica que faz parte do custo benefício do aquecedor solar de água. Em cerca de dois anos, a economia na conta de energia já paga o investimento feito na instalação do equipamento.

Sendo assim, esse sistema se mostra com uma fonte de aquecimento rentável e muito eficiente em sua proposta principal, que é a economia. Afinal, imagine os impactos em seu orçamento depois que o período de recuperação do dinheiro investido terminar?

A redução de impactos ambientais também deve ser considerada

Depois de pensar em vantagens individuais, é importante ter uma visão mais ampla dos impactos do custo benefício do aquecedor solar de água. Para começar, ainda que de forma indireta, o uso deste aquecedor evita a construção de usinas hidroelétricas, já que reduz o número de chuveiros elétricos nas cidades.

Outro fator a ser considerado é a diminuição da emissão de gases poluentes no meio ambiente. Essa alternativa é totalmente sustentável e não agride a natureza, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.

A vida útil do equipamento é bastante longa

A durabilidade do equipamento de aquecimento solar de água é outro fator compensatório. Em geral, o sistema é projetado para trabalhar por mais de 20 anos uma vez que são fabricados com materiais nobres como aço inoxidável para os reservatórios e cobre e alumínio para os coletores solares.

Estes são os principais itens que exemplificam o custo benefício do aquecedor solar de água. Não se esqueça de que somente uma empresa especializada poderá instalar os aparelhos, portanto, contrate profissionais capacitados e verifique a procedência de cada item.

E então, você já tem um aquecedor solar de água instalado em casa? Além desses fatores relacionados ao seu custo benefício, quais outras vantagens você consegue perceber? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. As emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis, estão causando um aumento na temperatura média global, resultando em […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]