Qual temperatura que a água pode atingir com um sistema de aquecimento solar?

As vantagens do sistema de aquecimento solar são inúmeras — vão desde a economia na conta de energia até a contribuição para evitar impactos ambientais. Por isso, a alternativa está cada vez mais presente no cotidiano de famílias e empresas brasileiras.

Mas, na prática, muita gente ainda não conhece todos os detalhes a respeito do equipamento. E uma dúvida é bastante comum: qual é a máxima temperatura da água armazenada?

Para que você entenda melhor a respeito dessa questão, este artigo apresenta a explicação correta a respeito do assunto. Confira!

No sistema de aquecimento solar, onde a água fica armazenada?

O sistema de aquecimento solar é composto por diversos dispositivos diferentes, mas conta com um elemento muito importante para armazenar a água aquecida: o reservatório térmico solar. Ele fica posicionado normalmente abaixo do telhado e recebe a água aquecida que circula nos coletores solares.

Durante esse processo de transferência, a água começa a ficar aquecida ao passar pela serpentina interna dos coletores. E, devido ao seu material, o reservatório também tem a função de mantê-la na temperatura adequada até o momento exato de consumo.

Qual é a temperatura máxima atingida?

A temperatura da água varia bastante, pois depende de alguns fatores importantes. O clima do local ou mesmo do dia, as condições do ambiente externo e até mesmo a qualidade dos equipamentos do sistema de aquecimento solar influenciam no resultado.

É importante considerar, porém, que nosso país recebe muita incidência de calor e sol. Então, tomando como base esse fator, em dias mais quentes, no verão, a temperatura costuma variar entre 70ºC até 90ºC, mas podemos considerar como temperatura média anual valores entre 50ºC a 60ºC.

É possível controlar a temperatura da água?

Sim, a temperatura da água pode ser controlada. Para isso, é fundamental instalar registros misturadores em todos os pontos de consumo que receberão abastecimento proveniente do sistema de aquecimento solar.

O mais indicado é que o primeiro registro a ser aberto seja o de água fria e, em seguida, o de água quente. Assim, se a temperatura estiver muito elevada, o usuário não corre riscos de se acidentar. Além disso, em dias de pico de calor, misturar a água facilita que ela chegue na temperatura ideal para o banho muito mais rápido. Se preferir, ainda é possível instalar válvulas de controle no próprio reservatório térmico.

Dessa forma, a temperatura fica pré-determinada até que o responsável deseje alterações. A água apropriada para consumo chega até o ponto já pronta para uso, sem que a mistura seja necessária.

Como você pode ver, não há motivos para se preocupar com a temperatura da água. Além de economizar bastante e contribuir para a preservação do planeta, você sempre terá à sua disposição um banho agradável e água suficiente para executar outras atividades.

E você, pensa em instalar um sistema de aquecimento solar em casa? Considera essa temperatura satisfatória para utilização? Comente e deixe sua opinião logo abaixo!

Posts Relacionados

0 Comentários