Você sabe como a energia solar funciona?

A economia sustentável é uma das prerrogativas da sociedade moderna. E, para ser sustentável, é necessário adotar medidas mais econômicas que não causem impacto tão elevado no meio ambiente.

Nesse sentido, a energia solar é uma das soluções mais eficazes, entre as que mais estão chamando a atenção de empresas e pessoas físicas — e conduzindo as coisas para um novo rumo.

Veja como a energia solar funciona e os benefícios que ela traz!

O que é a energia solar?

A energia solar nada mais é que a energia irradiada pelo sol. Essa energia pode ser usada de diferentes formas. As plantas, por exemplo, transformam a energia solar em energia química para produzir seu próprio alimento. De modo geral, a energia solar é essencial para todo organismo vivo.

No contexto da sustentabilidade, a energia solar pode ser aproveitada de 2 formas principais: geração de energia elétrica e aquecimento de água (energia térmica).

Como funciona o aproveitamento elétrico?

Para aproveitamento da energia solar podem ser utilizados 2 sistemas:

  • Heliotérmico (a irradiação solar é transformada primeiramente em energia térmica e, posteriormente, em eletricidade);
  • Fotovoltaico (a irradiação solar é convertida diretamente em eletricidade).

Aprenda mais sobre cada sistema.

Como funciona a energia heliotérmica?

Também chamada de energia solar concentrada (CSP). Considerando os longos períodos de estiagem e a hidrografia precária de algumas regiões, a energia heliotérmica é uma solução eficaz. Em tempos secos, a radiação solar se intensifica e a interferência das nuvens no processo de irradiação é muito baixo.

Os coletores mais comuns do sistema heliotérmico são: torre central, cilindro e disco parabólicos. Eles captam a energia solar e a transformam em calor que será enviado para um fluido, como água. Os coletores possuem uma superfície refletora, através da qual a radiação é direcionada a um receptor.

Quando absorve o calor, o fluido passa para o receptor, completando a conversão (energia solar — energia térmica — energia elétrica).

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Nesse sistema, a energia solar transforma-se em energia elétrica por meio de dispositivos apropriados. As células fotovoltaicas são construídas a partir de semicondutores, como o silício. Essas células são expostas à radiação solar, fazendo com que uma parcela dos elétrons absorva partículas de energia (fótons).

Os elétrons se deslocam pelo semicondutor, sendo atraídos por um campo elétrico e direcionados para fora das células fotovoltaicas, podendo ser utilizados como energia elétrica.

O sistema fotovoltaico não necessita, como o anterior, de uma irradiação solar intensa. Porém, o volume de energia elétrica produzida está relacionado diretamente com a densidade das nuvens.

Para mensurar a eficiência desse sistema, é preciso medir a proporção de energia solar que, depois de incidir sobre as células, transforma-se em energia elétrica. As células fotovoltaicas muitos eficientes permitem 25% de conversão.

Como funciona o aproveitamento térmico?

O aquecimento térmico usando energia solar é realizado por meio de coletores, os quais absorvem a radiação solar. Eles são conhecidos como painéis solares

Esses coletores costumam ser colocados em lugares mais altos, como as coberturas das edificações. Devido à baixa radiação solar sobre a superfície terrestre, é preciso ocupar alguns metros quadrados com coletores.

Eles são usados em ambientes residenciais, comerciais e de prestação de serviços, como  casas, apartamentos, hotéis, hospitais, restaurantes.

Quais as vantagens da energia solar?

A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável de energia. A geração de energia elétrica a partir de energia solar não emite gases poluentes (nocivos à saúde e favoráveis ao aquecimento global).

Em relação à energia hidrelétrica, que também é renovável, a energia solar não exige áreas muito extensas. O Brasil tem muitas áreas com intensa incidência solar, como as zonas semiáridas do Nordeste (regiões que também apresentam baixa pluviosidade).

Além disso, o custo-benefício compensa. Um sistema de aquecimento através de energia solar é um bom investimento, pois a economia com energia elétrica fica muito além do capital investido.

E você, o que pensa sobre aproveitar a energia solar? Já utilizou algum sistema solar de aquecimento? Comente abaixo e enriqueça esse post!

Posts Relacionados

0 Comentários