6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio

HOME / Blog
coletor solar
Publicado em 28 de julho de 2020

6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, residencial ou comercial, na zona urbana ou na zona rural. É uma solução sustentável que muitas pessoas estão adotando para reduzir gastos com energia elétrica e contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Em conjuntos de apartamentos também vale a pena instalar um sistema de aquecimento solar. Os coletores solares devem ser instalados, de preferência, no teto. Antes, deve ser feito um estudo de viabilidade e o correto dimensionamento para que o sistema atenda às necessidades de todos os moradores.

Você ainda tem dúvidas sobre a viabilidade desse sistema em apartamentos? Aproveite para ver 6 benefícios em instalar o coletor solar em condomínio de casas ou apartamentos!

1. Há grande redução de despesas com a energia elétrica

O aquecimento da água do banho por meio de um sistema solar é bem mais econômico que o sistema convencional, ou seja, o chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico é considerado o grande vilão da economia doméstica. Quanto maior sua potência de consumo, mais dispendioso ele será.

Ao substituir chuveiros elétricos por chuveiros sustentáveis, a redução na conta de luz pode alcançar até 40%. Certamente é um benefício para todos os condôminos. Torna-se até um incentivo para tomar banho com água aquecida, já que esse não é um hábito generalizado. 

2. A manutenção do coletor solar não é recorrente

O coletor solar requer manutenção, mas não é tão complicada. O reservatório térmico requer cuidados maiores, mas profissionais qualificados podem se encarregar de todo o processo. Não se trata de uma manutenção recorrente, mas periódica, dependendo da intensidade do uso. 

A drenagem e limpeza da água do reservatório pode ser anual. A limpeza dos coletores pode ser semestral. O coletor, ou placa, pode ser lavado com sabão neutro e água. A limpeza é importante porque garante melhor eficiência na captação de energia solar. 

No caso de sistemas convencionais, o trabalho e os custos tendem a ser maiores. Geralmente, a cada reparo efetuado, é preciso pagar uma taxa adicional. Caso as instalações sejam antigas, a tendência é que a manutenção preventiva (e até corretiva) seja mais recorrente.

3. A maior altura garante mais eficiência

Um sistema de aquecimento solar será mais eficiente quanto mais fácil for a captação da energia térmica. Naturalmente, em condomínios de apartamentos, o local mais vantajoso será o teto de cada prédio. Cada torre deve contar com seu próprio sistema, dimensionado de acordo com a demanda, ou seja, a quantidade de unidade ocupadas. 

A altura é, portanto, um fator que ajuda na eficiência do sistema. No topo da edificação, o coletor está a uma boa altura, livre de impedimentos comuns, para receber com eficiência os raios solares em toda a sua intensidade. 

Em construções baixas, o sistema pode sofrer a sombra de prédios que se encontram nas vizinhanças, de árvores, de casas mais altas e assim por diante. Sabe-se que a radiação alcança mais rapidamente os locais mais altos, o que é uma vantagem, inclusive, em dias nublados. 

Nesses dias, o sol continua emitindo energia térmica e luminosa, mas as nuvens acabam bloqueando sua livre passagem. No teto dos edifícios, os coletores estão localizados estrategicamente para receber com mais eficácia os raios que se infiltram através das nuvens.

Em condomínios de casas, a situação difere um pouco, mas o projeto contemplará um ponto mais alto que garanta a distribuição uniforme de água para todas as residências, ou seja, esse ponto deve ter uma altura relevante, acima da maior parte dos imóveis.

4.  O imóvel e o condomínio ficam mais valorizados

As pessoas modernas estão mais exigentes em relação a diferentes assuntos — inclusive quando se trata de sustentabilidade. O mercado imobiliário também se inovou depois que as causas ambientais se consolidaram. Assim, imóveis mais sustentáveis tendem a apresentar um valor de mercado mais alto. 

Todo imóvel com recursos avançados que respeitam as regras da sustentabilidade podem ser considerados sustentáveis. É o caso de casas e apartamentos com energia fotovoltaica, sistema de aquecimento solar, cobertura verde, materiais alternativos e assim por diante.

No caso de condomínios, tanto as unidades individuais aumentam seu valor como o próprio condomínio. O fato de recorrer a soluções sustentáveis certamente contribui para valorizar sua imagem perante o público, funcionando como um diferencial competitivo no concorrido mercado imobiliário. 

5. O coletor solar pode ser usado em áreas de lazer

Tanto os condomínios de casas como os de apartamentos dispõem, geralmente, de áreas de lazer. Um item praticamente fundamental nesses espaços é a piscina. Um mesmo condomínio pode ter mais de uma piscina. Pode contar, por exemplo, com uma piscina adulta e outra infantil. Pode ainda ter uma piscina apenas para esportistas, dividida com raias.

Enfim, depende do condomínio, de seu desenvolvimento, do público a que ele atende. Mas o que desejamos ressaltar é que as piscinas do condomínio também podem se beneficiar com o trabalho do coletor solar. Assim, o uso da piscina fica otimizado.

Será possível dar um mergulho durante a noite e as estações mais frias. Para os moradores que sofrem de algum problema de saúde, a água aquecida é uma opção terapêutica (pessoas idosas com osteoporose, por exemplo).

Caso seja viável, pode-se ter uma piscina constantemente aquecida e outra sem aquecimento. O condomínio ficará ainda mais valorizado.

6. O custo-benefício da implementação é bem vantajoso

Algumas pessoas podem alegar que instalar coletores solares e reservatórios térmicos exigem um capital inicial muito alto. Na verdade, instalar um sistema fotovoltaico ou de aquecimento solar já foi mais caro — hoje, está bem mais acessível. 

Além disso, deve-se levar em conta que o valor do investimento (pois é um investimento) será rateado entre todos. Financeiramente falando, isso é bom para todos. Os moradores usufruirão de um sistema sustentável, eficaz e duradouro a custos satisfatórios. Por isso, a economia compartilhada é tão defendida atualmente.

Compartilham-se as despesas e compartilham-se os resultados. Cada um, individualmente, fica feliz e todo o condomínio, que representa a coletividade, sai ganhando.

Um sistema de aquecimento solar dura, em média, 20 anos. Mas pode se conservar por um período mais longo, como 25 ou 30 anos. O retorno do investimento pode ocorrer entre 5 a 8 anos — ou menos, ou mais. Percebe-se que seu custo-benefício é excelente.

Instalar coletor solar em condomínio (de casas, de apartamento) é uma solução eficaz da mesma forma que é uma boa opção quando falamos de casas fora de condomínio. O sistema é bem flexível e ajusta-se a qualquer modelo de moradia, comércio ou indústria. 

Agora que já sabe dos benefícios de investir em um sistema de energia solar, compartilhe este post em suas redes sociais e conte para mais pessoas a respeito do assunto!

Posts Relacionados

coletores solares

Como comparar coletores solares?

O mercado brasileiro está bem concorrido quando falamos em sistemas de aquecimento solar. Na dúvida ou visando a uma aquisição rápida, muitas pessoas priorizam sempre o preço mais baixo. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. O coletor solar é um produto que, em geral, oferece alta durabilidade e pode ser instalado com relatividade […]

manutenção de aquecedor solar

Manutenção de aquecedor solar: quando fazer?

A manutenção de aquecedor solar é fundamental para o bom funcionamento do equipamento e para que ele possa promover todos seus benefícios com economia e sustentabilidade. Trata-se de um processo simples, mas que requer alguns cuidados e desperta certas dúvidas, sobretudo quanto à sua periodicidade. Acompanhe este artigo para saber quando a manutenção de aquecedor solar […]

coletor solar

Coletor solar: você sabe qual é a importância da tinta utilizada?

Muitas famílias procuram por alternativas sustentáveis em suas residências. Por este motivo, a instalação de um sistema de aquecimento com coletor solar tem se tornado cada vez mais popular atualmente. Contudo, é importante investir em um equipamento de qualidade para garantir um bom aproveitamento e um retorno rápido. Entre os detalhes que devem ser observados […]