Há muitos anos, o uso de chuveiros elétricos tornou-se recorrente. Contudo, vem se tornando algo quase que inviável, devido aos custos elevados envolvidos naquela atividade. O chuveiro elétrico representa aproximadamente de 25% a 35% da conta de luz.
Com o advento das soluções sustentáveis, vale a pena considerar a possibilidade de adquiri-las para sua casa e mesmo para a empresa.
O coletor solar, um dos componentes do sistema de aquecimento solar, é uma dessas soluções. Veja como usufruir de um banho gostoso usando o coletor solar!
O funcionamento e a instalação do coletor solar
O coletor solar é quem capta a radiação solar para aquecer a água que circula em suas aletas, a qual será transferida para o reservatório e distribuída para todos os pontos da casa, inclusive o banheiro.
O processo de instalação do sistema de aquecimento não é tão complicado, mas o ideal é que seja realizado por profissionais qualificados.
É importante fazer o cálculo de água quente, o cálculo da quantidade de coletores, o dimensionamento do reservatório. Para calcular o número de coletores, é preciso considerar diferentes fatores: características do coletor solar escolhido, latitude do lugar, orientação e inclinação do coletor solar; inexistência de sombras projetadas sobre o coletor e assim por diante.
O chuveiro e a banheira
A água aquecida pelo coletor solar tanto pode ser usada para banhos de chuveiro ou na banheira. O consumo médio de água aquecida em residências brasileiras é de 50 litros por pessoa em banhos de chuveiro, de 100 litros por banho em banheira (1 pessoa) e 200 litros por banho em banheira (2 pessoas).
É necessário considerar esses valores na hora de instalar coletores solares e reservatórios térmicos em casa.
Um banho confortável e a redução de custos
Com o coletor solar, ao invés do chuveiro elétrico, a pessoa perceberá nitidamente uma grande redução na conta de energia elétrica. Ou seja, não é preciso abrir mão do conforto de tomar banho com água aquecida a qualquer hora do dia ou da noite, especialmente em épocas frias — basta comprar um sistema de aquecimento solar eficiente e “aposentar” o chuveiro elétrico, caso ele ainda esteja sendo usado.
O investimento inicial com a compra de coletor solar é compensado pela redução dos gastos do mês com energia. As empresas fabricantes afirmam que um sistema de aquecimento solar oferece retorno do investimento (ROI) no prazo entre 24 e 36 meses, ou seja, depois de 2 ou 3 anos a partir da data de sua instalação. A vida útil do equipamento pode ultrapassar 20 anos!
Entende agora por que o coletor solar e todo o sistema de aquecimento propiciam ótimo custo-benefício?
As características de um bom coletor solar para banhos
Um bom coletor solar para banhos deve apresentar características como:
- Alta absorção da radiação solar e baixa emissão dessa mesma radiação (por exemplo, 91% e 4% respectivamente);
- Resistência a granizo (vidro temperado);
- Resistência a temperaturas elevadas;
- Maior durabilidade (perfis de alumínio e vidro com adesivo estrutural entre eles);
- Vida útil longa e alta eficiência (como as aletas de alumínio confeccionadas em liga de alta condutividade térmica soldada a tubo de cobre através de ultrassom);
- Conservação de energia (o que pode ser obtido através de isolamento térmico em lã espessa de PET ou de ROCHA);
- Sistema de ventilação para evitar que aconteça condensação no interior do coletor solar.
Ainda não tem um coletor solar para proporcionar um banho confortável a menores custos? Ainda usa chuveiro elétrico? Suas contas de energia elétrica estão vindo muito altas? Faça seu comentário e enriqueça este post com sua opinião!