Heliodin Aquecedor Solar

O que é aquecedor solar e como funciona

Para quem procura fontes de energia renováveis e econômicas, os aquecedores solares são uma ótima opção. Modernos e com instalação cada vez mais simples, um sistema de aquecimento solar é uma alternativa eficiente que protege o meio ambiente e seu bolso.

Isso porque a energia solar é completamente limpa, ou seja, não gera resíduo em nenhuma etapa do processo de produção. Além disso, ela usa uma fonte de energia considerada inesgotável: a luz e o calor do sol. Ao utilizá-la, reduzimos a nossa dependência de combustíveis fósseis e aproveitamos o potencial da nossa localização – no Brasil, a incidência solar é grande e constante durante quase o ano todo, o que faz com que a energia solar seja muito eficiente.

Esses não são os únicos benefícios: a instalação de um sistema de aquecimento solar também é excelente para economizar na conta de luz. Isso porque a energia térmica gerada por aquecedores solares é muito mais barata do que a energia elétrica. O tempo que demora para seu investimento se pagar vai depender do seu consumo, mas estimamos que, com a economia na energia, o seu investimento se paga totalmente em até 36 meses.

É inegável que a energia solar tem muitas vantagens, mas como ela funciona?

Clique para ampliar.

Como funciona um aquecedor solar?

Um sistema de aquecimento solar é composto por coletores solares e um reservatório térmico, também chamado de boiler.

As placas de aquecimento solar são produzidas em alumínio ou cobre e revestidas com uma pintura de cor escura, responsável pela absorção da radiação solar. Essa radiação é levada para tubos feitos de cobre que estão preenchidos por água. Assim, a água é aquecida e levada aos boilers. Esses reservatórios são isolados termicamente e armazenam a água para que você a use quando quiser, mesmo nos horários que não há mais luz solar.

É ideal que o reservatório seja instalado o mais próximo possível dos coletores solares, para evitar perdas. Caso isso não seja possível, pode-se utilizar uma bomba de calor, que leva a água de uma parte do sistema a outra.

O aquecedor solar funciona de noite ou em dias nublados e chuvosos?

A resposta é sim. Graças aos materiais utilizados na confecção do reservatório térmico, ele é capaz de armazenar a água aquecida por longos períodos de tempo.

Porém, quando há uma longa sequência de dias nublados e chuvosos, talvez seja necessário o uso de um sistema auxiliar de fornecimento de energia. Os aquecedores solares normalmente são instalados junto a um sistema auxiliar de aquecimento de água, que pode ser elétrico ou à gás. Quando a energia gerada pelo sistema de aquecimento solar não é suficiente, esse sistema auxiliar é acionado, garantindo que não falte água aquecida na sua casa ou no seu negócio.

Mas isso não é motivo para se preocupar: no Brasil, predominam os dias de sol. O sistema auxiliar permanecerá desligado a maior parte do tempo.

Ficou interessado em reduzir seu impacto ambiental e ainda economizar no processo? Solicite um orçamento dos Aquecedores Solares Heliodin.

O aquecedor solar em residências pode reduzir os gastos com energia elétrica em até 70%

O retorno do investimento feito pode ocorrer em até 2 anos

A instalação de um sistema de aquecimento solar pode valorizar o imóvel em até 10%

A opção inteligente para Aquecedores Solares de Água