fbpx

Como melhorar o desempenho do aquecedor solar da piscina do condomínio

HOME / Blog
Publicado em 26 de outubro de 2017

Como melhorar o desempenho do aquecedor solar da piscina do condomínio

Ter o aquecedor solar para a piscina do condomínio é uma maneira de garantir que todos sempre possam aproveitar essa área com o máximo de conforto. Ao mesmo tempo, é preciso pensar em formas de ter o melhor desempenho, de modo que o efeito desejado seja obtido.

Nesse sentido, há algumas ações que ajudam a otimizar a performance do sistema de aquecimento, ajudando a gerar um bom resultado.

Para saber o que fazer, veja dicas para ampliar o desempenho sem dificuldades e obtenha o melhor do sistema.

Garanta que as placas estejam no local certo

Para que a piscina fique aquecida e mantenha o calor mesmo com os vários usuários, é fundamental que ela receba água na temperatura certa. Porém, se o boiler não consegue aquecer muito o líquido, provavelmente a influência na área de lazer será mínima.

Portanto, as placas devem estar no local correto, onde há máxima captação dos raios solares. Em geral, isso acontece nos telhados, mas essa não é uma regra.

É preciso pensar em questões de ângulos de incidência, período de exposição, temperatura e sombras. Se for necessário, recomenda-se utilizar uma estrutura metálica perto da piscina do condomínio para chegar ao melhor ponto.

Mantenha as placas sempre limpas

As placas do coletor solar são feitas de material especial, como vidro e tinta escura, de modo a absorver o máximo do calor que chega por radiação. Porém, as sujeiras que se acumulam nessas “telas” fazem com que sejam formados bloqueios à captação de luz solar.

A principal consequência é que o sistema se torna muito menos útil quando o equipamento não está limpo corretamente.

Para obter o máximo de desempenho, as placas de aquecimento devem estar sempre limpas, de modo a maximizar o potencial. O processo deve ser feito de acordo com as recomendações do fabricante para evitar danos.

Evite impactos no equipamento que aquece a piscina do condomínio

Por falar nisso, as placas precisam estar completamente íntegras para que possam funcionar em máxima capacidade. Uma pequena rachadura ou, pior, uma área quebrada faz com que sua função não seja corretamente cumprida.

Assim sendo, é indispensável evitar que aconteçam danos ao equipamento. Crie áreas de proteção para que o sistema não seja atingido e garanta que ele não esteja acessível para os condôminos.

Isso favorecerá não apenas a performance, mas ajudará a garantir a durabilidade dos equipamentos.

Conte com o projeto de uma boa equipe

Todas essas ações são indispensáveis, mas só serão úteis se estiverem aliadas a um bom projeto. Isso significa que é preciso dimensionar corretamente o tamanho do boiler e das placas, bem como a quantidade desses elementos e seu posicionamento.

Além de tudo, é fundamental que tudo seja executado por profissionais capacitados e experientes, de modo que o funcionamento aconteça conforme o esperado.

Por isso, a melhor orientação para que tudo tenha máximo desempenho é contar com o projeto de um time especialista nessas soluções.

Com essas dicas, será possível ampliar a performance do aquecedor solar da piscina do condomínio. Isso melhorará a satisfação e o conforto de todos, além de ajudar a tirar o máximo desse sistema.

Se ainda tiver alguma questão quanto a isso, conte nos comentários e participe do debate!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. As emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis, estão causando um aumento na temperatura média global, resultando em […]

Um telhado de uma casa, com coletores solares de água instalados em cima dele.

Como escolher o melhor aquecedor solar de água?

Escolher o melhor aquecedor solar de água para suas necessidades requer atenção a diversos detalhes importantes.Preparamos para vocês, uma rápida leitura com os pontos mais importantes que você deve observar, na hora de escolher o sistema de aquecimento solar para o seu cliente. Como revendedor, é essencial conhecer e analisar cuidadosamente cada aspecto para oferecer […]

aquecedor solar

Confira como a economia fornecida pelo aquecedor solar é útil para empresas

Os aquecedores solares são soluções para todas as pessoas que almejam reduzir custos com energia elétrica, seja em casa, seja em empresas.  Em empresas e indústrias, as despesas com energia elétrica sempre são mais altas. Quando a água aquecida é fundamental no ciclo de produção e vendas, o sistema de aquecimento solar certamente oferecerá diferenças […]