fbpx

Qual melhor tipo de aquecedor solar de água para sua casa

HOME / Blog
aquecedor solar de água
Publicado em 22 de maio de 2018

Qual melhor tipo de aquecedor solar de água para sua casa

Hoje em dia, muitas famílias já possuem consciência sustentável. As práticas diárias para contribuir com o meio ambiente também incluem a instalação de equipamentos que diminuem custos e não causam impactos para a natureza.

O aquecedor solar de água é um dos mais populares e acessíveis. Ele é responsável por fornecer água quentinha para o banho e para a piscina, mas também pode abastecer outros pontos de consumo com o recurso.

Se você deseja se juntar a esse time, precisa escolher o melhor tipo de sistema de aquecimento para a sua casa. Com a leitura deste artigo, você chegará a esta resposta. Vamos lá?

Aquecedor solar de água com tubo a vácuo

Esse aquecedor possui tubos duplos de vidro e, entre eles, existe um espaço a vácuo. O tubo que fica na parte interna da estrutura é responsável por absorver a energia solar e transmiti-la para a água. Esse sistema atua como um isolante térmico e, por esse motivo, a temperatura é conservada quase que em totalidade.

Os tubos ficam conectados a um reservatório térmico e, devido a seu material, são considerados bastante frágeis. Sua apresentação estética também não é muito favorável — por ficarem expostos são facilmente danificados por ações do tempo, como chuvas fortes, vendavais e granizos.

Infelizmente, esse tipo de aquecedor solar de água não possui um padrão de qualidade linear. Ele é produzido na China e pode parar de funcionar em, aproximadamente, dois anos. Portanto, é preciso avaliar se o investimento realmente vale a pena e se será suficiente para suprir sua necessidade apenas por um período mais curto.

Aquecedor solar de água com placas coletoras

O sistema desse aquecedor solar de água é formado por um reservatório térmico e por placas, chamadas de coletores planos. Ele é feito em cobre e alumínio, materiais que absorvem a energia solar. Por dentro de serpentinas, a água passa e recebe o aquecimento, sendo encaminhada em seguida para o reservatório.

Sua instalação é mais simples e a estrutura possui um visual mais discreto. Ela fica dentro de uma caixa isolada termicamente e coberta por uma placa de vidro na parte superior. Essa característica faz com que o aquecedor dure por muito mais tempo e tenha um investimento mais compensatório.

Essa proteção ajuda a conservar a temperatura e uniformizá-la de acordo com a circulação da água. O reservatório, por sua vez, também é feito de alumínio e preserva o aquecimento até que a água desça para as fontes de consumo, como chuveiros e torneiras.

Como fazer a escolha correta

De fato, a escolha entre esses dois tipos de aquecedor solar de água varia conforme o indivíduo. Mas, de forma geral, sem dúvidas o aquecedor com placas coletoras apresenta um custo-benefício mais vantajoso.

Ele pode ser instalado também em prédios e é muito adequado para locais de clima mais estável, por aquecer a água na medida certa. Mas, de qualquer forma, o importante é analisar as necessidades, as construções e a demanda por água aquecida antes de determinar a escolha.

De acordo com este artigo, qual seria o melhor aquecedor solar de água para você? Possui algum deles em casa e tem uma recomendação para fazer? Deixe seu comentário logo abaixo!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]