fbpx

Sustentabilidade e economia: como o aquecimento solar pode te ajudar a reduzir custos

HOME / Blog
aquecimento solar
Publicado em 08 de agosto de 2017

Sustentabilidade e economia: como o aquecimento solar pode te ajudar a reduzir custos

O homem moderno procura soluções sustentáveis para sua casa ou empresa. Essa é a forma ecologicamente correta de agir e a mais econômica também. Você sabe como o aquecimento solar pode ser sustentável?

Não adianta comprar um equipamento que consome muita energia elétrica, quando existem muitas campanhas protestando contra isso devido ao impacto que eles provocam no meio ambiente. Além disso, comprar um equipamento desses só vai te prejudicar financeiramente, já que vai aumentar suas contas de luz.

Entenda como o aquecimento solar, que é uma solução sustentável, pode contribuir para você diminuir gastos!

O sistema de aquecimento solar

Um sistema de aquecimento solar é composto pelo coletor solar e pelo reservatório térmico. No coletor, existem aletas de alumínio por onde corre a água que será aquecida. Do coletor, a água passa para o reservatório térmico, onde permanece aquecida, pronta para uso.

O sistema de aquecimento solar é relativamente simples, relativamente barato (oferece ótimo custo-benefício), muito econômico e muito sustentável.

O aquecimento solar no Brasil

Moramos em um país particularmente privilegiado no que se refere ao aquecimento solar. Além da elevada incidência de raios solares no território, o Brasil possui muitas reservas de quartzo, usado para a produção de silício. Esse silício, por sua vez, é utilizado na confecção de células para captação de energia solar.

O Brasil pode e deve investir bastante na produção de sistemas de energia e aquecimento solar, o que vai ajudar a reduzir ainda mais os custos iniciais, pois haverá produção em maior escala.

Os benefícios econômicos do aquecimento solar

Para a pessoa que adquire um sistema de aquecimento solar, alguns benefícios econômicos podem ser listados.

Primeiramente, o retorno do investimento feito no sistema pode acontecer em pouco tempo. A quantidade de água aquecida usada no projeto vai influenciar nesse aspecto. Quer dizer que o dinheiro que você gastou para comprar o sistema de aquecimento solar tem muitas chances de retornar logo para o seu bolso.  Por isso, sempre nos referimos a aquecimento solar como uma forma de investimento.

Recuperado o investimento inicial, você terá um aquecimento de água praticamente gratuito por muitos anos, isto é, enquanto o sistema durar. Vale lembrar que o sistema de aquecimento solar não exige muita manutenção e sua vida útil é muito longa, podendo atravessar décadas.

Ele também vai te ajudar a reduzir custos porque não é necessário usar combustível. Como o aquecimento depende do sol, em dias chuvosos ou muito nublados, será preciso utilizar um sistema auxiliar a energia elétrica ou a gás. Porém, já existem empresas que fabricam esses equipamentos de forma econômica, com o mínimo consumo de energia elétrica.

Além disso, lembre que, dependendo de como você vai usar a água aquecida e das dimensões do reservatório térmico, você poderá até esperar que a incidência solar fique intensa novamente para usar o coletor, dispensando o sistema auxiliar.

Caso você decida expandir seu sistema de aquecimento solar, é possível adicionar novos coletores, adquirir outros reservatórios e ajustar as instalações de acordo com suas necessidades.

Finalmente, você verá a redução de custos claramente em sua conta mensal de energia elétrica.

 

Ainda não usa aquecimento solar em sua casa? Recomenda esse sistema para seus clientes? Que dúvidas ainda tem sobre os benefícios econômicos do aquecimento solar? Faça seu comentário!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]