Banho de piscina aquecida pode trazer inúmeros benefícios à saúde

As piscinas são sempre ótimas opções para diversão e a prática de exercícios físicos. Além disso, as que contam com um sistema de aquecimento, trazem importantes benefícios para a saúde e também para a pele.

Quem é que não gostaria de, depois de um dia exaustivo e estressante no trabalho, ter a sensação do corpo relaxado em um mergulho? Esse é apenas um dos benefícios que as piscinas aquecidas podem trazer, já que a sensação da água em uma temperatura mais quente oferece maior tranquilidade ao corpo.

Confira alguns dos benefícios do banho de piscina aquecida:

Melhora a saúde  

Além de combater o estresse, a água aquecida ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Por isso, quem sofre de hipertensão ou má circulação, pode aproveitar o calor da piscina para lidar com o problema.

Isso porque, a água aquecida e os efeitos da pressão hidrostática (exercida pela água sobre o corpo) ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo, assim, a pressão arterial. A medida é essencial para evitar, também, os riscos de se ter um acidente vascular cerebral (AVC), infarto ou insuficiência cardíaca e renal — que são altos em casos de hipertensão.

Além disso, grande parte das dores de cabeça podem ser causadas ​​pelo estreitamento dos vasos sanguíneos. Um mergulho na água aquecida alivia a pressão sobre esses vasos e ameniza as dores cefálicas.

Auxilia na fisioterapia

Banhos de imersão em água aquecida podem também ser usados para reabilitar pacientes que tiveram AVC ou ajudar também idosos que têm dificuldade de locomoção.

Como nos sentimos mais leves dentro da água, é possível executar movimentos com mais facilidade e reaprender a coordenar gestos que não poderiam ser realizados fora da piscina.

Além disso, a temperatura quente ajuda bastante a relaxar a musculatura. No caso de pacientes com problemas neurológicos ou motores, por exemplo, é possível diminuir essa retração muscular dentro da água aquecida.

Além disso, ao se exercitar em uma piscina aquecida, o ar úmido e o vapor podem ajudar a reduzir problemas respiratórios, como asma e alergias. O calor da água contribui para que o muco acumulado nas vias nasais e na garganta — uma das causas mais comuns da tosse crônica — se solte. Esses exercícios também permitem aprender técnicas de respiração adequadas, aumentando nossa capacidade pulmonar.

Proporciona o alívio de dores


Para quem sofre de dores crônicas, um banho de piscina quentinho também é uma boa pedida. O calor, na medida certa, contribui para aliviar as dores nas articulações, nos ossos e músculos, sendo ideal para pessoas que padecem de osteoporose, artrite, reumatismo e outros problemas como esses.

Diferentemente das máquinas de exercícios em academias, se exercitar em uma piscina aquecida desafia todo o corpo de uma só vez por meio de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos a se soltarem e se tornarem mais flexíveis.

Os benefícios também incluem uma melhora na saúde da pele. Um bom banho de piscina aquecida pode, por exemplo, ajudar a abrir os poros da pele e limpá-la, eliminando as toxinas do nosso organismo.

A água quente ajuda a deixar a pele hidratada por um período mais longo, prevenindo assim o ressecamento. Aplique uma loção hidratante para o corpo depois de um mergulho e a sensação de bem-estar será imediata.

Agora que você já sabe que o banho de piscina aquecida traz inúmeros benefícios, confira também algumas vantagens de ter aquecedor solar em residências.

Posts Relacionados

0 Comentários