Chuveiro elétrico X chuveiro com aquecimento solar: veja vantagens e desvantagens

De fato, o chuveiro elétrico é comum em boa parte das residências do país. Mas por ter um consumo de energia alto, tem um forte concorrente: o chuveiro com aquecimento solar, uma alternativa bastante acessível e muito mais eficiente.

Em busca de uma alternativa sustentável, muita gente tem apostado nessa opção e se surpreendido com os resultados positivos. Afinal, na busca por conforto e economia, vale muito a pena avaliar o que compensa mais manter em casa.

Quer ajuda com essa parte? Então continue a leitura para descobrir vantagens e desvantagens dos dois equipamentos antes de realizar qualquer mudança.

Como funciona o chuveiro elétrico?

O sistema do chuveiro elétrico é bem simples e de fácil instalação, o que configura uma de suas principais vantagens. Além disso, é bastante acessível. Um aparelho simples custa, em média, 40 reais.

Seu consumo toma conta de mais de 30% da conta de energia. Se a rede elétrica não estiver saudável ou o chuveiro for mal instalado, os usuários estão sujeitos a riscos de choques e outros problemas. Para completar a lista de desvantagens, esse tipo de equipamento tem uma vazão de água muito menor. E, se a energia acabar, é impossível utilizá-lo de qualquer forma.

E o chuveiro com aquecimento solar?

O chuveiro com aquecimento solar é o melhor investimento para quem se preocupa com o meio ambiente. Ele causa pouquíssimo impacto na natureza e contribui bastante para economizar na conta de luz. A redução chega a até 30% do valor total.

Para um bom funcionamento, basta que a residência seja localizada em uma área com boa incidência solar. Embora seu custo de instalação seja um pouco mais alto, é importante lembrar que o retorno é bastante rápido.

O único trabalho que você talvez tenha é de adaptar a tubulação de água da casa. Com a instalação do chuveiro com aquecimento solar você vai passar a maior parte do ano sem utilizar energia elétrica para o aquecimento da água.

Como escolher entre as duas opções?

Escolher entre chuveiro elétrico e chuveiro com aquecimento solar depende unicamente de como você administra seu orçamento e como pretende se posicionar em relação à economia de energia e sustentabilidade. Ambos atendem muito bem à necessidade, mas é preciso ter consciência em relação ao que também é vantajoso para além de um banho quente.

Em uma pesquisa rápida na internet, você encontrará diversos depoimentos e comprovações sobre como o aquecimento solar está cada vez mais moderno e rentável. Portanto, vale a pena pensar em longo prazo sobre como você quer administrar os recursos financeiros e domésticos, antes de tomar essa importante decisão.

E então, você conhecia todas essas vantagens e desvantagens dos equipamentos? Qual deles está presente em sua residência? E o que você pensa a respeito de adotar uma postura mais sustentável nesse quesito? Comente e participe do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários