fbpx

Coletor solar plano X Coletor solar a vácuo: quais são as diferenças?

HOME / Blog
coletor solar plano
Publicado em 13 de novembro de 2018

Coletor solar plano X Coletor solar a vácuo: quais são as diferenças?

Ter um sistema de aquecimento solar em casa não é mais luxo para brasileiros e sim uma necessidade. As novas tecnologias permitem equipamentos mais acessíveis e eficazes para uma boa captação e armazenamento de energia térmica.

Nesse cenário, novas opções de coletores aparecem no mercado: o coletor solar plano e o coletor solar a vácuo. Cada um deles tem suas vantagens e benefícios, que devem ser levados em conta na hora da compra. Até porque, cada casa se adapta melhor a um tipo de coletor. Para saber mais sobre os dois tópicos, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas.

Como funciona o coletor solar plano?

O coletor solar plano é o mais acessível e recomendado no momento. Suas placas, assim como o boiler do sistema de aquecimento, são desenvolvidas com isolamento térmico com o objetivo de reduzir a perda de calor para o ambiente.

A primeira camada da placa é totalmente coberta por vidro, que serve como revestimento para o alumínio que compõe o coletor. Depois, estão os tubos por onde a água passa, junto com estruturas mais escuras chamadas aletas, que retém o calor do sol. Por fim, é a vez do isolante térmico, que em geral é feito em lã de vidro. A questão estética do coletor solar plano também agrada mais, já que é liso, sem protuberâncias e com um efeito espelhado.

Quais as diferenças do coletor solar a vácuo?

O coletor solar a vácuo, ao invés de trabalhar com placas coletoras, utiliza tubos que substituem a lã de vidro pelo vácuo. Ele tem uma camada de absorção para não refletir os raios solares e garantir a absorção de calor. Por ser uma tecnologia mais recente, seu valor ainda é alto.

Ao contrário dos coletores tradicionais, ainda não é fabricado no Brasil. Ou seja, ainda é praticamente inviável adquiri-lo com comodidade e segurança. Caso ocorra algum problema, nem sempre será fácil acionar a garantia para solucionar a questão.

Em alguns sistemas, os tubos são acoplados diretamente no reservatório de água, o que traz mais complicações, como excesso de peso sobre o telhado. Sendo mais difícil de ser instalado e demandando mais cuidados nesse processo.

Quando é mais recomendado o uso de um ou outro?

A escolha entre coletor solar plano e coletor solar a vácuo depende da estrutura de sua obra e também de seu consumo de água quente. Para banho e aquecimento de piscinas, o coletor plano é sempre a melhor opção, uma vez que apresenta excelente custo-benefício.

Por outro lado, para temperaturas acima de 80 graus, o coletor a vácuo atende com mais eficiência. Para se decidir entre as duas tecnologias, leve em conta a quantidade de banhos, a temperatura desejada e quantas pessoas vivem ou permanecem no estabelecimento ou residência.

Embora ambas as opções tenham longa durabilidade, que chega a até 20 anos, é indispensável dar manutenção periódica e realizar uma boa limpeza para manter a funcionalidade das placas em dia. No mais, o importante mesmo é adotar uma alternativa sustentável e fazer um bom uso do que foi escolhido.

Quer saber mais sobre as diferenças dos coletores solares? Confira mais um artigo sobre esse assunto aqui.

Posts Relacionados

coletor solar prime inox

Coletor Solar Prime iNOX: Tecnologia e Resistência em Sintonia

Conheça a Inovação por Trás do Coletor Solar Prime iNOX Descubra como o Coletor Solar Prime iNOX oferece eficiência e durabilidade incomparáveis, revolucionando a energia solar residencial. Neste artigo, exploraremos os segredos por trás dessa tecnologia avançada e os benefícios que ela traz para sua casa.   Coletor Solar Prime iNOX: Resistência e Durabilidade Garantidas […]

coletores solares

Como comparar coletores solares?

O mercado brasileiro está bem concorrido quando falamos em sistemas de aquecimento solar. Na dúvida ou visando a uma aquisição rápida, muitas pessoas priorizam sempre o preço mais baixo. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. O coletor solar é um produto que, em geral, oferece alta durabilidade e pode ser instalado com relatividade […]

coletor solar

6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, residencial ou comercial, na zona urbana ou na zona rural. É uma solução sustentável que muitas pessoas estão adotando para reduzir gastos com energia elétrica e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Em conjuntos de apartamentos também vale a pena instalar […]