fbpx

Como fazer uma boa compra de aquecedores solares?

HOME / Blog
Publicado em 13 de julho de 2017

Como fazer uma boa compra de aquecedores solares?

Os aquecedores solares são uma tendência no mercado atual. Como se trata de uma solução sustentável e econômica, as pessoas acabam se interessando pelo produto e, pouco a pouco, ele vai ganhando mais espaço na preferência do consumidor.

É preciso entender os benefícios que esses itens proporcionam ao meio ambiente e, também, ao bolso do consumidor.

Vamos dar algumas dicas de como comprar aquecedores solares com segurança. Leia o post e confira!

Procure uma empresa que seja especializada na fabricação e venda de aquecedores solares

É melhor procurar quem realmente entende do assunto. Pesquise pelas melhores empresas, aquelas que realmente oferecem produtos de boa qualidade, seguros, com alta durabilidade, sofisticados e que tenham boas referências dos clientes que os compraram.

Os aquecedores solares devem ser produzidos seguindo padrões nacionais e internacionais. Precisam ser submetidos a testes antes de ser aprovados. Certifique-se também de que a empresa oferece suporte técnico pós-venda e profissionais capacitados para instalar os dispositivos em sua casa.

As empresas fabricantes farão o produto de acordo com suas necessidades, ou seja, conforme um projeto específico.

Avalie qual será capacidade do reservatório e quantos coletores serão necessários

É preciso ter algum conhecimento sobre aquecedores solares para realizar uma boa compra. Claro que uma boa empresa irá orientá-lo sobre o produto ideal, mas convém que você saiba algo sobre o assunto.

Os aquecedores solares são formados pelos coletores (placas que captam a energia solar) e pelo reservatório onde a água se mantém aquecida (chamado de boiler). Os coletores convertem a energia solar em energia térmica, aquecendo a água que é enviada até o reservatório.

Antes de fazer sua compra, verifique quantos coletores serão necessários e qual a capacidade do boiler. Para responder essas questões, verifique quantas pessoas usarão o aquecedor e por quanto tempo. Por exemplo, mesmo que sejam poucas pessoas, o uso pode ser prolongado e a frequência contínua. Considere quais pontos serão servidos com a água aquecida (cozinha, banheiro).

Você poderá encontrar aquecedores solares destinados a um uso específico, como para piscinas e para banheiros.

Lembre também que certas regiões recebem maior incidência solar que outras, ou seja, quanto menor a incidência, talvez sejam necessários mais coletores.

Preste atenção na bomba

Outra dica é ficar atento à bomba de calor. Você pode comprá-la caso vá usar o aquecedor solar na piscina.

No caso de locais com pequeno volume de água, a integração pode ser feita diretamente entre os coletores e o reservatório: a água circula entre ambos por meio de um sistema natural (termossifão).

Mas, quando se trata de volume alto (como piscina), a utilização da bomba se faz necessária. Uma boa bomba de calor oferece vantagens como:

  • Pouco consumo de energia elétrica;
  • Resistência à radiação ultravioleta e a produtos químicos;
  • Facilidade na instalação;
  • Baixo nível de ruídos;
  • Proteção contra falhas na tensão elétrica.

Procure diferenciais na hora de comprar aquecedores solares

Atualmente, as empresas procuram destacar-se no mercado apresentando diferenciais competitivos que agreguem valor ao produto e aos serviços prestados.

Na hora de adquirir aquecedores solares, considere critérios como: preço (está na média de mercado, muito acima dela ou muito abaixo?); agilidade no prazo de entrega; profissionais qualificados; atendimento personalizado; boas opções de pagamento; inovação (os aquecedores solares incorporam as novas tecnologias ou ainda seguem uma metodologia de produção ultrapassada?); certificações; e outras coisas.

Outro critério que pode ser considerado um diferencial competitivo é o tempo em que a empresa atua no mercado. Uma empresa consolidada é uma boa opção para você comprar seu aquecedor solar com segurança.

 

Já tem aquecedores solares? Pretende instalá-los em sua casa? Conhece uma boa empresa para efetuar sua compra? Faça seu comentário: ele é muito importante para o blog!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. As emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis, estão causando um aumento na temperatura média global, resultando em […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]