fbpx

Como funciona uma bomba de calor para o aquecimento de piscina?

HOME / Blog
Bomba de calor para piscina
Publicado em 26 de dezembro de 2017

Como funciona uma bomba de calor para o aquecimento de piscina?

A bomba de calor é um equipamento sustentável que, além de contribuir para uma economia mais sustentável, ajuda a reduzir a conta mensal de energia elétrica.

Muitas pessoas até conhecem a bomba de calor, mas não entendem seu funcionamento.

Leia o post e veja como se dá o funcionamento de uma bomba de calor!

A bomba de calor é geotérmica

A bomba de calor retira calor do ar, ou seja, do meio externo e transfere para a água da piscina por meio de um trocador de calor. Para que o sistema funcione, é necessária somente uma quantidade mínima de energia motriz.

Como a energia térmica é retirada do ar que circula no ambiente, a bomba de calor é chamada de geotérmica. O equipamento extrai energia a determinada temperatura, aumenta essa temperatura e libera-a em outro meio, geralmente a água. Entre o ar e a água, o calor se movimenta através de um fluxo de trabalho constante.

Os componentes de uma bomba de calor

A bomba de calor usa um fluido, refrigerante similar ao utilizado em aparelhos de ar condicionado, que evapora ao receber calor e se condensa ao perder calor. O fluido circula através de tubos isolados entre o condensador e o evaporador, possibilitando a transferência de energia térmica.

O fluido refrigerante é usado em sistemas de refrigeração/climatização. Geralmente, ele passa por um processo de reversão, passando da fase líquida para a gasosa e resfriando/aquecendo os ambientes.

O evaporador é por onde circula o fluido refrigerante que será evaporado com a energia do ar que passa por ele.

 

O ventilador tem a função de insuflar um fluxo de ar no evaporador.

O compressor é um dispositivo que aumenta a pressão de um fluido em estado gasoso.

O condensador é um componente da bomba de calor cujo objetivo é condensar o gás comprimido pelo compressor. Ele possui duas partes: a primeira por onde passa o vapor que será condensado; a outra por onde passa a água da piscina que será aquecida na troca. Os condensadores de titânio são os melhores no mercado atual.

O ciclo da bomba de calor

Existem princípios físicos por trás do funcionamento da bomba de calor. A bomba de calor explora as propriedades físicas da evaporação e da condensação de um fluido refrigerante. O fluido (água) é comprimido para se tornar mais quente em um lado e, no outro lado, onde o calor é absorvido, a pressão é diminuída.

Trata-se de um ciclo termodinâmico:

  1. O fluido refrigerante absorve calor no evaporador (onde temperatura e pressão são baixas);
  2. O fluido refrigerante recebe trabalho no compressor;
  3. O fluido refrigerante transfere calor no condensador para a água (onde temperatura e pressão são altas).

O usuário e a bomba de calor

Caso você tenha uma bomba de calor para aquecimento de piscina em sua casa, poderá seguir os passos abaixo para vê-la em funcionamento na piscina e usufruir de seus benefícios.

  • no painel digital da bomba de calor (situado na parte externa do equipamento), regule a temperatura que deseja para a água;
  • como a bomba de calor dispõe de um controle inteligente, ela confere a temperatura da água e aciona automaticamente a bomba de circulação;
  • a água da piscina é aquecida pouco a pouco (geralmente, a cada 4 horas de funcionamento, a água é aquecida em 1º C);
  • quando a bomba de calor atinge a temperatura que você programou no painel de controle, ela desliga de forma automática (a cada hora, a bomba de calor observa a temperatura da água e, caso seja necessário, reinicia o aquecimento automaticamente);
  • com a bomba de calor, a água da piscina mantém a temperatura desejada em qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer estação do ano (verão ou inverno).

Uma dica é usar capa térmica para reduzir perdas de calor durante o período noturno.

Está pensando em comprar uma bomba de calor? O que faz para aquecer a água de sua piscina? Aproveite para deixar seu comentário!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]