Como instalar sistema de aquecimento solar em obras prontas

Ter um aquecedor solar, seja em um estabelecimento residencial, seja comercial, é sinônimo de economia e sustentabilidade. Por isso, hoje muita gente procura meios de adotar essa alternativa e realizar sua instalação.

Neste momento, é comum que surja a dúvida: se a construção está finalizada ou já é antiga, investir nisso é mesmo viável? A boa notícia é que sim, é possível instalar um sistema de aquecimento solar em obras prontas, com total tranquilidade.

E o melhor, sem quebrar nenhuma parede! Quer saber como isso pode ser feito? Então confira este artigo e descubra!

O que é necessário para essa instalação?

Boa parte das construções brasileiras é feita para utilizar somente chuveiros elétricos. Desse modo, as redes hidráulicas, normalmente, só possuem tubulações que recebem água fria, o que dificulta um pouco a instalação de um sistema de aquecimento de solar.

A solução está nos dispositivos denominados misturadores. Com eles, não é necessário reformar a obra para realizar a instalação, que pode ser feita junto ao chuveiro. Em geral, é possível até mesmo encontrar modelos cromados, que trazem uma estética mais agradável ao ambiente.

Também existem misturadores apropriados para outros pontos de consumo, como torneiras de cozinha ou de banheiros. Além disso, para que a instalação seja de sucesso, é preciso contar com um reservatório térmico adequado para o abastecimento do local, além do tipo certo de placas coletoras.

Como acontece a instalação do sistema de aquecimento solar na construção pronta?

Na instalação de um sistema de aquecimento solar, a primeira etapa consiste em um dimensionamento da obra pronta. Isso significa definir, baseado no consumo de água quente,  o tamanho do reservatório que será utilizado, bem como a quantidade de coletores solares que serão necessárias para alimentar todos os pontos.

Para o aquecimento de piscinas, também é possível utilizar uma bomba de calor. Ela será responsável por transferir a energia térmica presente no ar diretamente para a  água e é um excelente investimento pois não necessita de tubulações para água quente, nem grandes intervenções no sistema de filtragem atual.

Normalmente, os equipamentos são posicionados no telhado da construção. Contudo, essa questão não é obrigatória. Na verdade, o ideal é que estejam localizados em um espaço que recebe bastante incidência solar e até mesmo o chão pode ser uma opção a depender do imóvel em questão.

E os misturadores, onde ficam?

Os misturadores não fazem parte da composição externa do sistema de aquecimento solar. Eles precisam ser instalados nos pontos de consumo, como chuveiros e torneiras, que possuam um tubo apropriado para acoplá-los.

Aqui, uma pequena interferência talvez seja necessária, mas ela não causa transtorno e nem mesmo sujeira. Um pequeno furo na laje ou no forro da parede, de aproximadamente 15 mm, será feito para abrir passagem para que esse tubo específico faça a passagem de água quente.

Pronto! Viu só como é simples realizar a instalação de um sistema de aquecimento solar em obras prontas? Agora você pode investir nesse recurso com total segurança e sem medo de ter que gastar com novas reformas.

Qual é a sua opinião a respeito dessa solução? Pensa em adotar essa alternativa agora que sabe como é fácil tê-la em qualquer tipo de obra pronta? Comente e deixe a sua opinião!

Posts Relacionados

0 Comentários