fbpx

Descubra qual o melhor aquecedor solar de água para sua necessidade

HOME / Blog
aquecedor solar de água
Publicado em 26 de abril de 2018

Descubra qual o melhor aquecedor solar de água para sua necessidade

As soluções sustentáveis são as melhores para quem deseja contribuir com a preservação do meio ambiente e também para quem deseja custos menores em médio e em longo prazo. O aquecedor solar é uma delas.

Usado principalmente para aquecer a água do banho diário e da piscina, ele é um equipamento que capta a radiação do sol (fonte renovável de energia) e a transforma em energia térmica para aquecer a água de casas e de empresas.

Veja abaixo qual o melhor aquecedor solar de água conforme suas necessidades!

O aquecedor solar de água de tubo a vácuo

Esse tipo de aquecedor solar de água é formado por tubos duplos de vidro, com vácuo entre eles, sendo que o tubo interno possui uma camada escura que absorve a energia e transfere para a água que está na parte interna a eles.

O vácuo entre os tubos de vidro funciona como um isolante térmico, minimizando as perdas térmicas.

Os tubos são ligados diretamente ao reservatório térmico por meio de furos com retentores. Este tipo de construção, além do aspecto pouco estético, é muito frágil, uma vez que os tubos de vidro expostos pode ser danificados em caso de granizo.

São aquecedores solares que conseguem atingir temperaturas maiores que os formados por coletores planos, por outro lado são produtos produzidos na China e que se não tiverem um padrão mínimo de qualidade, perdem o vácuo após 1 ou 2 anos, fazendo com que o sistema pare de funcionar.

O aquecedor solar de água com coletor plano

Esse tipo de aquecedor se compõe de um reservatório térmico e de coletores planos. O coletor solar plano é confeccionado com serpentinas de cobre, por onde circula a água a ser aquecida, e aletas de alumínio com pintura especial que absorvem a energia solar e transferem para a água.

Este conjunto é montado numa caixa estanque dotada de isolamento térmico no fundo e vidro na parte superior, que propicia a formação do efeito estufa, que incrementa a temperatura na parte interna.

Depois que a água sofre aquecimento, fica armazenada no reservatório térmico (também conhecido como boiler). A parte externa desse reservatório é confeccionada em chapas de alumínio, as quais servem para envolver o isolante térmico.

Como escolher entre os dois

A escolha entre o aquecedor solar de água com coletor plano (também chamado de placa solar plana) e o aquecedor solar de água a vácuo depende do usuário. Geralmente, quem utiliza a água aquecida para banho, obtém melhor custo-benefício com os coletores planos.

Se a temperatura da água precisar ser muito alta, mais de 80º C, o uso do aquecedor a vácuo pode compensar, contudo deve-se tomar o cuidado com a garantia da qualidade.

No Brasil, o coletor solar plano já se tornou popular e é usado pela maioria das pessoas. As placas escuras são instaladas geralmente no ponto mais alto da edificação, ou seja, no teto. Esse tipo de aquecedor tem se mostrado muito eficaz nos países de clima tropical, como o nosso. Já o aquecer a vácuo é considerado, como uma boa solução, em locais sujeitos a geadas.

 

O importante é analisar qual o perfil de consumo da construção e qual o nível de demanda por água aquecida. Essa avaliação certamente ajudará na hora de escolher entre os dois tipos de aquecedor solar.

E agora? De qual tipo de aquecedor solar de água você precisa? Qual você já possui? Deixe seu comentário sobre o post!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]