aquecedor solar

Em quanto tempo o aquecedor solar de água retorna o investimento?

Apesar de muito difundida no Brasil, a tecnologia de aquecimento solar de água ainda gera muitas dúvidas, tanto nos consumidores quanto em arquitetos e engenheiros. Isso, em relação à sua utilização e também aos custos que esse tipo de sistema envolve.

Aqui vamos elucidar todas as dúvidas sobre este tema, para que você possa tomar a decisão correta ao decidir por um meio de geração de energia, seja para sua casa ou comércio.

Veja, agora, como essa tecnologia funciona e como ela pode ser vantajosa já em curto prazo!

Como funciona o aquecedor solar de água?

Placas solares são instaladas na casa, em locais definidos pelo técnico. Cada região do país terá uma inclinação ideal da placa, para aumentar a efetividade da captação de energia. Mesmo com essa variação, é possível ter água quente o ano inteiro, mesmo em regiões menos ensolaradas, como o sul do país.

O processo de aquecimento começa com a água fria, que sai do reservatório e passa pelos canos instalados dentro dos painéis. Esses canos receberam a radiação solar absorvida pelas placas de vidro do painel, e esquentam a água.

A água quente é enviada para um tanque, chamado de boiler, que a mantém aquecida. Ela servirá para abastecer a casa mesmo quando não houver sol, como durante a noite. Caso se prolonguem os dias sem sol, poderá ser necessário utilizar um sistema auxiliar de aquecimento elétrico que já é parte integrante do reservatório, ou um sistema de apoio a gás.

Quanto tempo demora para o investimento retornar?

O sistema de aquecimento solar não é elevado e feitas as contas da redução de gastos, logo ficam destacadas suas vantagens.

Vamos ao exemplo de um dos equipamentos que mais pesa na conta de luz, o chuveiro elétrico. Seu uso representa aproximadamente 30% da conta de energia elétrica de uma residência.

Ao levar isso em consideração, e comparar ao preço médio de um sistema de aquecimento solar, o sistema se pagará já nos primeiros 18 a 20 meses. Deve-se considerar ainda, que um aquecedor solar de água tem vida útil de, em média, 20 anos. Logo, o sistema se mostra bastante atrativo também no longo prazo.

Quais cuidados o sistema demanda?

Para que seu sistema de aquecimento solar de água funcione corretamente, é necessário fazer poucas manutenções.

As placas solares devem ser limpas pelo menos duas vezes por ano, porque o acúmulo de sujeira nessas peças pode afetar o rendimento do equipamento. Além disso, é recomendado drenar o sistema uma vez por ano. O processo é bastante simples, consistindo em abrir e esvaziar o reservatório, deixar a água correr pelo sistema e depois fechá-lo novamente.

Como você conferiu acima, são evidentes as vantagens de providenciar a instalação de um aquecedor solar. Seu valor inicial de investimento é bastante reduzido, quando comparado com toda a economia que possibilita alcançar ao longo do tempo. Além disso, é ecologicamente correto, portanto, o planeta agradece por você optar por essa escolha!

Descubra, agora, que o aquecimento solar tem custo bastante acessível, entre em contato com a Heliodin e solicite seu orçamento!

Posts Relacionados

0 Comentários