energia renovável

Energia renovável: veja 4 formas alternativas de geração de energia

Um dos principais desafios modernos é continuar gerando energia para crescer e atender às necessidades da sociedade. Já utilizamos todos os tipos de energias não renováveis ao longo dos séculos, a exemplo do carvão mineral, petróleo, gás natural e energia nuclear. Todas essas fontes são escassas e tendem a poluir o meio ambiente.

Com o aumento da tecnologia, temos acesso à energia renovável, que é provinda de fontes limpas e sustentáveis. Confira, a seguir, 4 dessas formas alternativas!

1. Energia Solar

Essa energia renovável é utilizada no aquecimento de água para residências e piscinas, em casas e, prédios, hotéis e industrias. A grande vantagem da energia solar é que o custo do sistema é relativamente baixo e reduz o maior consumo de energia que é para o aquecimento de água.

A energia solar também pode ser utilizada para gerar eletricidade, é obtida através da luz do sol, captada por painéis solares fotovoltaicos e transformada em energia elétrica.

2. Energia hidráulica

Muitas pessoas não sabem, mas a maior parte da energia que usamos no Brasil é de fonte renovável. Essa energia hidráulica é a que se produz nas barragens, construídas em rios. A água é represada em um trecho, e passa por turbinas que geram a energia. Apesar de utilizarem fontes renováveis, as usinas hidrelétricas geram grandes impactos ambientais.

3. Energia Eólica

A energia eólica é a gerada pela força dos ventos. Neste sistema, podem ser instalados grandes parques eólicos, espaços onde são colocados aerogeradores que convertem a energia do vento em energia elétrica.

Toda energia ali gerada é repassada por grandes linhas de transmissão e entregue aos públicos consumidores.

4. Biomassa

A biomassa é a energia provinda da transformação de material orgânico em energia calorífica e posteriormente elétrica. Essa energia da biomassa vem do processo de combustão do material escolhido.

A partir da queima dos materiais são gerados vapor e calor, que passam por turbinas para produzir energia elétrica. Tal energia normalmente é consumida em processos fabris. Alguns dos materiais usados para sua geração são lenha, cana-de-açúcar, serragem, papéis e embalagens de papelão descartados, entre outros.

Como você pôde conferir, existem alternativas sustentáveis e limpas para a geração de energia elétrica em casas, condomínios e empresas. As tecnologias estão cada vez mais avançadas, permitindo escolher melhor a energia a ser consumida. Além de ajudarem o planeta, tais fontes de energia renovável tendem a ser cada vez mais acessíveis e baratas, o que promete aumentar sua popularização.

Descubra, agora, como ter um sistema de geração de energia solar na sua residência ou comércio, entre em contato com a Heliodin!

Posts Relacionados

0 Comentários