fbpx

É possível fazer a instalação de aquecedor solar em prédios?

HOME / Blog
Placa solar
Publicado em 22 de março de 2018

É possível fazer a instalação de aquecedor solar em prédios?

A energia solar é uma tendência cada vez mais forte entre as diversas construções. Em casas e ambientes comerciais e industriais, as pessoas têm notado a importância de recorrer a essa energia limpa, sustentável e renovável.

Contudo, é bastante comum que haja dúvidas sobre o uso desse recurso em prédios. Como os condomínios são ambientes coletivos, é normal que não fique claro se é uma possibilidade.

Para responder às suas questões, descubra se a instalação de aquecedor solar é viável em edifícios e entenda como isso acontece.

Afinal, a energia solar pode ser usada em prédios?

O que nem todo mundo sabe é que os equipamentos de energia solar são uma alternativa, também, para ambientes prediais. Nesse caso, todos se beneficiam do recurso e conseguem obter as vantagens de tal elemento. Contudo, é importante considerar que há algumas limitações.

Os sistemas fotovoltaicos, em que os raios solares são convertidos em energia elétrica, são complexos, grandes e relativamente caros. Para abastecer um prédio inteiro, a solução ainda é inviável por ser muito cara.

Contudo, o aquecedor solar não é um problema. Como se baseia na captação dos raios e em sua conversão para energia térmica, o armazenamento de água aquecida é perfeitamente possível. Além da utilização da água aquecida para banho também é utilizado para a piscina que é de uso comum.

Como o processo é feito?

Apesar de ter algumas limitações, a instalação de aquecedor solar em prédios não é muito diferente daquela realizada em ambientes residenciais. Tudo começa com o dimensionamento, como o tamanho do reservatório ou a quantidade de coletores solares.

A partir daí, a água do reservatório é aquecida com o calor obtido e transformado pela energia solar. Então, o líquido pode ser usado para consumo. Nessa condição, especificamente, também é possível apostar na bomba de calor. Ela transfere a energia térmica do ar para a piscina e tem potências variadas. Assim, é uma excelente alternativa para completar o sistema, caso necessário.

Quais são os cuidados para tomar com a instalação de aquecedor solar?

Como se trata de um investimento, é fundamental que a adoção da energia solar seja fruto do comum acordo de todos os condôminos. O assunto precisará ser debatido em assembleia, onde poderá ser explicado todos os benefícios para os moradores e o ambiente.

Além disso, é indispensável procurar uma empresa segura, com experiência no mercado e itens de qualidade. Desse modo, é possível ter a certeza de que tudo funcionará conforme o esperado e que a durabilidade será elevada.

Na instalação de aquecedor solar, em si, é preciso garantir que o lugar seja protegido contra impactos diversos. Assim, o funcionamento é máximo e o sistema ficará sempre com a água na temperatura ideal.

Como resultado, todos terão mais conforto e haverá uma economia de energia muito importante. Assim, a construção ganhará com a adoção dessa solução sustentável.

A instalação de aquecedor solar é perfeitamente possível em prédios. Nesses casos, ele é usado para o aquecimento da água para banho e deixar a água da piscina na temperatura ideal, o que gera ótimos efeitos para os moradores.

O que você pensa sobre essa alternativa? Conte nos comentários e participe do debate!

Posts Relacionados

Automação residencial – a nova tendência

À medida que o tempo avança, testemunhamos uma crescente revolução no mercado, especialmente no setor tecnológico. Com a introdução de novas inteligências artificiais e o acesso a tecnologias destinadas a simplificar a vida do consumidor, surge uma tendência notável em direção à automação residencial.Esta tendência não só promete modernizar nossos lares, mas também oferecer uma […]

Um homem segurando um caderno nas mãos e um lapis encostado em sua cabeça, pensando nos mitos sobre os aquecedores solares de água

Mitos sobre aquecedores solares de água!

Os aquecedores solares de água têm se tornado cada vez mais populares devido aos seus benefícios econômicos e ambientais. Conforme artigo publicado pela Abrasol, os aquecedores solares de água, possuem um importante papel na minimização de catástrofes climáticas. No entanto, ainda existem muitos mitos e equívocos em torno dessa tecnologia. Neste artigo, vamos desmascarar os […]

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]