O aquecedor solar é um equipamento que permite o aquecimento da água de casa e da piscina de forma totalmente sustentável. O custo-benefício compensa, principalmente considerando que o aquecedor solar é um produto de durabilidade alta e com baixa necessidade de manutenção.
Veja a seguir algumas dicas essenciais de manutenção de aquecedor solar para você começar a aplicar!
O aquecedor solar precisa ser lavado
Os coletores podem ser confeccionados de diferentes materiais, mas é muito comum usar o vidro. Para captar melhor a energia solar, o aquecedor solar precisa de um vidro mais transparente e uma boa limpeza pode conferir essa polidez. O aquecedor solar não precisa de lavagem recorrente, mas é recomendado lavar o equipamento a cada seis ou oito meses.
Na verdade, a periodicidade da lavagem depende de fatores como a intensidade da sujeira no ambiente. Assim, se a casa fica localizada em uma rua em que não há tráfego elevado de veículos, o período especificado acima (duas limpezas por ano) pode ser o bastante.
Contudo, em regiões onde os resíduos ambientais são mais contínuos e intensos, talvez seja necessário realizar três ou mais lavagens por ano. Isso porque o aquecedor solar fica instalado geralmente em áreas abertas.
Os cuidados com o sol
Para a correta manutenção de aquecedor solar, é importante considerar que o equipamento pode ser danificado pelo próprio sol.
Caso o sistema de aquecimento venha a sofrer danos devido à insolação intensa, o fabricante ou vendedor não considerará esse problema como defeito de fabricação — será considerado como falta de manutenção adequada.
Por isso, se o equipamento estiver sempre sob o sol, o ideal é mantê-lo sempre cheio de água.
Os cuidados com a pressão do sistema
A pressão de trabalho do sistema de aquecimento no modelo de baixa pressão deve respeitar o limite máximo de 5 m.c.a. (metros de coluna d’água).
No modelo de alta pressão, o limite máximo é de 60 m.c.a.
Não respeitar esses limites só vai gerar graves problemas e comprometer o sistema de aquecimento.
Outras dicas de manutenção de aquecedor solar
Os serviços de limpeza podem ser realizados pela própria pessoa, já que não exigem nenhum conhecimento técnico especial. Porém, é preciso considerar os cuidados necessários para não danificar o coletor, que é constituído de pequenas aletas por onde circula a água. Outro ponto a considerar é a segurança da própria pessoa, já que o aquecedor costuma ficar instalado em pontos altos.
Sempre que fizer a limpeza, analise se existe algum dano no sistema, como vidro quebrado ou vazamento.
Outra dica de manutenção é confirmar se o termóstato está funcionando perfeitamente, mantendo a temperatura aquecida dentro do reservatório. Também é importante eliminar periodicamente a água do reservatório, garantindo assim que ele comporte somente água limpa. A água não precisa ser jogada fora, pode ser usada para limpeza de pisos ou veículos, lavagem de roupas, manutenção do jardim e outras coisas.
De qualquer modo, não se deve dispensar o suporte de uma equipe especializada. Uma visita de profissionais especializados custa pouco quando se compara com as vantagens que ela proporcionará, evitando dores de cabeça posteriores.
A importância da manutenção de aquecedor solar
A manutenção preventiva pode evitar diferentes problemas:
- Eventuais vazamentos na tubulação;
- Perda de água (se o aquecedor solar é utilizado para economizar nas contas mensais e por ser uma solução sustentável, não faz sentido ficar perdendo água);
- Perda do sistema de aquecimento;
- Transtornos devido ao mau funcionamento do sistema ou mesmo devido à suspensão de seu uso (tomar banho com água fria, por exemplo, ou aquecida de forma menos vantajosa);
- Custos a mais (lembre que a manutenção preventiva sai mais barata que a manutenção corretiva).
Já faz corretamente a manutenção de aquecedor solar? Sente algum tipo de dificuldade? Faça seu comentário!