aquecedor solar

Quais as vantagens de ter uma piscina aquecida por aquecedor solar?

O aquecimento ou climatização de piscinas é uma tendência no mercado brasileiro, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde o clima é mais ameno e há diversas regiões de serra, procuradas como local de refúgio e casas de veraneio.

No entanto, é comum que surjam dúvidas antes de escolher o melhor método de aquecimento. Por isso, é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada sistema. Confira a seguir:

Qual a melhor opção para você?

Atualmente, podemos encontrar diferentes opções no mercado, que funcionam com eletricidade, gás, lenha, carvão, óleo e energia solar. A melhor escolha vai depender do tipo da piscina, da dimensão e até da localização geográfica.

Como funciona um aquecedor solar?

O princípio do aquecedor solar para piscinas é circular toda a água pelos coletores, que geralmente ficam sobre o telhado da casa. Lá, a água fica parada por um tempo para ser aquecida através do calor gerado pelo sol.

Em seguida essa água é devolvida para a piscina e os coletores se enchem com água fria novamente. É então que o ciclo de aquecimento recomeça. O controle da temperatura é feito por um controlador de diferencial de temperatura (CDT), que possui dois sensores: um medindo a temperatura da água da piscina e o outro medindo a temperatura da água nos coletores sobre o telhado.

Quando o diferencial de temperatura entre as duas águas alcança o valor programado no controlador, a bomba é acionada novamente e transfere a água já aquecida para a piscina.

Esse ciclo se repete por todo o dia, até que a água da piscina alcance a temperatura ideal. Assim, com painéis solares é possível aumentar a temperatura da água gradualmente, pelo menos de 5ºC a 10ºC acima da temperatura ambiente.

Conheça as vantagens

Esse tipo de sistema de aquecimento possui diversas vantagens. Por exemplo, os coletores solares para piscina geralmente são feitos de polipropileno, o que evita o grande problema de oxidação e incrustação causados pelo cloro e outros produtos que são comumente usados no tratamento das águas.

O custo energético também é extremamente baixo, já que a bomba que faz a circulação da água é pequena e sua potência equivale em média a uma lâmpada de 150w.

Tenha mais diversão e menos trabalho

Além disso, a mão de obra exigida para a manutenção é mínima, já que só existem dois equipamentos eletrônicos nesse sistema: a bomba e o controlador de temperatura.

O barulho produzido pelo sistema de aquecimento solar é quase zero, desde que utilizada a bomba correta. Hoje, já é possível encontrar bombas específicas para essa aplicação e com emissão de ruído muito baixo. Algumas delas só se percebem que estão ligadas pela vibração da tubulação.

Além da economia, outra vantagem do aquecedor solar de piscinas é que, em regiões de bastante exposição solar, ele é capaz de alcançar temperaturas mais altas do que o trocador de calor atingiria.

Os painéis de captação de luz são sustentáveis e não geram poluição. E embora funcionem melhor quando o dia está ensolarado, eles também operam em dias nublados, na chuva e no frio. Isso porque os raios solares, mesmo sob essas condições, conseguem atravessar as barreiras e iluminar o ambiente.

Você já possui um aquecedor solar? Que tal conhecer mais dicas para melhorar o desempenho do seu aquecedor solar?

Posts Relacionados

0 Comentários