fbpx

Qual é o melhor período para instalar um aquecedor solar residencial?

HOME / Blog
Publicado em 17 de outubro de 2017

Qual é o melhor período para instalar um aquecedor solar residencial?

Um aquecedor solar residencial tem a função principal de fornecer água quente ou morna em diferentes pontos da casa. Para isso, ele se baseia na captação dos raios solares e transformação da energia térmica.

Como estações do ano bem distintas, é comum que haja o questionamento se há uma época melhor para que essa instalação aconteça. Ao conhecer a resposta para essa pergunta, é possível aproveitar esse recurso ao máximo.

Sendo assim, veja, a seguir, como escolher qual é o momento adequado para fazer esse procedimento.

Quais são os benefícios de instalar no meio do ano?

Uma das possibilidades consiste em afirmar que a melhor época para instalar o aquecedor solar residencial é no meio do ano, como em julho ou agosto. Isso acontece porque, na maior parte do Brasil, o inverno é um período de seca, o que significa boa incidência de raios solares.

Além disso, a partir dessa época, o sol começa a sair com intensidade por causa da aproximação da primavera. Aliando tudo isso às temperaturas menos quentes, há a necessidade de usar água aquecida, ao mesmo tempo em que surgem boas oportunidades.

Além disso, tende a haver uma menor procura nessa época, o que pode baratear a contratação ou, no mínimo, diminuir o tempo de espera para a instalação.

E as vantagens de adotar durante o verão?

Do outro lado, há os benefícios envolvidos em instalar um aquecedor solar residencial no verão. Nessa fase, a incidência solar está a mais intensa do ano e, comumente, acontecem as temperaturas mais quentes do período.

Com isso, o boiler não perde tanto calor e a água é mantida quente conforme a necessidade. Em dias chuvosos, que não são raros durante a estação de calor elevado, a água quente vem a calhar para trazer conforto.

Além de tudo, esse elemento ainda pode ser usado para a água da piscina, ainda que parcialmente. Com isso, há a melhor utilização possível a respeito da água quente em diferentes pontos da casa.

Afinal, qual é a melhor época para instalar o aquecedor solar residencial?

Entre essas duas possibilidades, surge a dúvida sobre qual é a época certa para realizar a instalação. A resposta, entretanto, é bem simples: o mais rapidamente possível.

Isso porque a partir do momento em que o aquecedor solar é instalado, começa a haver um retorno sobre o investimento.

Esteja no inverno ou no verão, a conta de luz passa a ser reduzida e o meio ambiente fica menos sobrecarregado graças ao uso de uma opção altamente sustentável.

Portanto, uma vez que você se convença da viabilidade e dos benefícios desse equipamento, o ideal é instalá-lo quanto antes. Não há restrições para começar a aproveitar o elemento, o que permite um excelente desempenho.

O momento certo para instalar um aquecedor solar residencial pode ser durante o meio do ano ou até o verão. O importante é fazer a instalação o mais brevemente possível, gerando um excelente resultado para a sua conta de luz.

Restou alguma dúvida sobre qual é a melhor época do ano para fazer esse procedimento? Conte para a gente nos comentários!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]