fbpx

Qual a vida útil de um aquecedor solar?

HOME / Blog
Coletor solar
Publicado em 10 de abril de 2018

Qual a vida útil de um aquecedor solar?

Investir em um aquecedor solar está se tornando uma opção cada vez mais popular. Afinal, em tempos de instabilidade econômica a regra é economizar, consequência indiscutível de quem opta pela instalação deste sistema.

O retorno para o bolso é muito rápido, mas outra questão entra em cena em relação a este assunto: qual é a vida útil do equipamento? Esta informação é muito importante até mesmo para considerar se o custo-benefício vale a pena.

Portanto, se você também tem esta dúvida, leia este artigo. Aqui, você encontra todos os esclarecimentos necessários, inclusive sobre a conservação do aquecedor. Confira!

Como calcular a durabilidade do aquecedor solar?

Em média, um aquecedor solar dura de 20 a 30 anos. Surpreendente, não? Mas este fato só é possível se todas as recomendações do fabricante forem respeitadas durante a compra e a instalação do sistema.

Sendo assim, ao comprá-lo analise muito bem as características do local que será abastecido e a quantidade aproximada de água necessária. Logo de início, o reservatório térmico e os coletores solares devem ser escolhidos de acordo com esses dados.

A instalação, por sua vez, deve ser realizada por uma equipe técnica qualificada. Ela fará uma avaliação do espaço disponível para identificar os pontos de maior incidência solar, para que o uso do equipamento tenha total aproveitamento.

O que fazer para conservar o sistema e aumentar sua vida útil?

A vida útil do aquecedor solar também depende bastante da manutenção realizada. Não basta instalar, é preciso cuidar bem de sua instalação. Para isso, algumas providências básicas e bem simples devem ser tomadas:

Faça a limpeza periódica dos coletores

A cada dois anos, é necessário realizar a limpeza dos coletores, pois a sujeira acumulada compromete e até mesmo interrompe a passagem da luz do sol. O procedimento requer apenas água e sabão. Para evitar riscos de choque térmico do sistema pela mudança brusca de temperatura, o ideal é executar a ação nas primeiras horas da manhã ou logo ao final do período da tarde.

Verifique a integridade dos vidros

É fundamental verificar a integridade dos vidros dos coletores. Devido a ações do tempo, trincas e rachadoras podem aparecer e fazer com que aconteça passagem de água. Quando isso acontece, a durabilidade do aquecedor solar diminui consideravelmente, além de resultar em desperdício.

Realize a drenagem do sistema

Este processo ajuda a identificar obstruções nas tubulações do aquecedor solar. Por vezes, as impurezas da água proveniente da empresa de abastecimento ficam amontoadas em determinados pontos, o que impede a circulação normal do líquido e pode exigir um esforço de trabalho ainda maior do sistema.

Observe o desempenho dos acessórios

Além dessas ações preventivas, lembre-se de estar sempre atento ao desempenho de outros acessórios essenciais para o sistema do aquecedor solar, como o termostato e a resistência elétrica. Somente com todos os detalhes em ordem a funcionalidade será adequada e o aquecedor não sofrerá desgastes.

Como você pode ver, é simples conservar o aquecedor solar e tornar sua vida útil ainda mais longa. Os gastos iniciais são válidos e são recompensados durante muitos e muitos anos.

E você, sabia de todos os detalhes a respeito da durabilidade do aquecedor? Está mais tranquilo para realizar a instalação em sua casa? Deixe sua opinião nos comentários!

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. As emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis, estão causando um aumento na temperatura média global, resultando em […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]