Descubra a temperatura ideal para tomar banho

HOME / Blog
temperatura ideal para tomar banho
Publicado em 09 de julho de 2019

Descubra a temperatura ideal para tomar banho

Todo mundo gosta de tomar um banho para se refrescar no verão ou para relaxar ao fim de um dia cheio. A depender do caso, a água será colocada no modo mais frio ou no mais quente.

Isso, sem dúvidas, varia de acordo com sua preferência e necessidade. Mas sabia que alguns cuidados devem ser tomados mesmo nessa simples decisão?

Se você quer entender por que e descobrir qual é a temperatura ideal para tomar banho, é hora de ler este artigo. Depois, é só seguir as recomendações!

Se você prefere tomar banho quente

Tomar banho quente é muito bom. A água acima de 38ºC traz alguns benefícios, como o relaxamento dos músculos, a diminuição do estresse e também a obstrução nasal, caso você esteja resfriado ou gripado.

Além disso, a temperatura quente é a preferida na maior parte do ano, em que queremos nos manter aquecidos. O banho quente também melhora a circulação do sangue, já que trabalha no combate de dores e tensão.

Se você prefere tomar banho frio

Abaixo de 36ºC, a água já é considerada fria. Essa temperatura é interessante para dias muito quentes ou após sessões de sauna, onde o choque térmico também oferece bem-estar e relaxamento dos músculos.

Uma chuveirada fria também é recomendada para casos de febre e para quem precisa de um momento revigorante para animar o organismo. Atletas, por exemplo, costumam preferir essa opção para evitar inflamações após esforços na atividade física.

Contudo, essa também não é a temperatura ideal para tomar banho e deve ser usada com moderação. Ela pode causar queda brusca na temperatura corporal, tremores e até mesmo hipotermia.

A temperatura ideal para tomar banho é a morna

Sim, nada melhor do que o equilíbrio para acertar na temperatura ideal para tomar banho. O mais indicado é que a água esteja morna, entre 37ºC e 38ºC, a mesma que nosso corpo costuma ter.

Outra orientação importante é a de que esse banho morno e diário tenha no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos. Do contrário, também pode prejudicar a pele, os cabelos e a região dos olhos.

Seguir corretamente essa indicação também é uma forma de economizar água evitando desperdícios. Afinal, sem consciência, até mesmo quem tem um aquecedor solar para banho em casa pode lidar com gastos desnecessários.

Pronto! Agora você pode programar a temperatura certa e deixar o banho muito quente ou muito frio apenas para situações especiais. Nos demais dias, o conforto e a economia trazidas pela água morna serão sempre as palavras de ordem. Não se esqueça de não ficar muito tempo no chuveiro, assim você poupa água e mantém sua pele e cabelos mais saudável!

Este artigo esclareceu o assunto para você? Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas dicas incríveis que preparamos para você!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Confira como a economia fornecida pelo aquecedor solar é útil para empresas

Os aquecedores solares são soluções para todas as pessoas que almejam reduzir custos com energia elétrica, seja em casa, seja em empresas.  Em empresas e indústrias, as despesas com energia elétrica sempre são mais altas. Quando a água aquecida é fundamental no ciclo de produção e vendas, o sistema de aquecimento solar certamente oferecerá diferenças […]

aquecedor solar para piscinas

6 dicas para recomendar o bom uso de aquecedor solar para piscinas

Os aquecedores solares são opções sustentáveis para casas e estabelecimentos comerciais. Ajudam a economizar gastos com energia elétrica e ajudam a valorizar o imóvel.  Os custos com a compra e a instalação de aquecedores solares tendem a cair à medida que a demanda aumenta e mais empresas oferecem opções. Isso é bom, pois vai tornar […]

empresa de aquecedor solar

Aquecedor solar: entenda a importância de ter uma empresa parceira

Como os consumidores estão mais conscientes da importância de implantar práticas sustentáveis em seus projetos de construção, o profissional responsável deve ser proativo e considerar a possibilidade de implementar na construção algumas dessas tecnologias.  O sistema de aquecimento é uma das soluções sustentáveis mais conhecidas atualmente. Formado basicamente pelos coletores solares e pelo reservatório térmico, […]