Manutenção de aquecedor solar: quando fazer?

HOME / Blog
manutenção de aquecedor solar
Publicado em 02 de abril de 2019

Manutenção de aquecedor solar: quando fazer?

A manutenção de aquecedor solar é fundamental para o bom funcionamento do equipamento e para que ele possa promover todos seus benefícios com economia e sustentabilidade. Trata-se de um processo simples, mas que requer alguns cuidados e desperta certas dúvidas, sobretudo quanto à sua periodicidade.

Acompanhe este artigo para saber quando a manutenção de aquecedor solar deve ser feita e quais são os outros cuidados necessários. Boa leitura!

Qual deve ser a periodicidade da manutenção de aquecedor solar?

Independentemente do local da residência ou comércio no qual o sistema de aquecimento esteja instalado, é preciso fazer a manutenção de aquecedor solar, ao menos, uma vez por ano. Entretanto, dependendo do acúmulo de sujeira devido à poluição do ar, principalmente perto de regiões industriais, o processo deve ser executado em intervalos menores.

É importante saber que, mesmo que o equipamento não apresente alterações, a manutenção deve ser feita da mesma forma. Tudo isso para garantir o seu funcionamento adequado e a sua vida útil — que pode ser de até 25 anos. Além de saber a periodicidade adequada, é necessário entender melhor como é feito o procedimento.

Como é feita a manutenção de aquecedor solar?

A manutenção de aquecedor solar consiste no esvaziamento completo do reservatório e na limpeza das placas coletoras, que deve ser feita apenas com água e sabão neutro, sempre nos horários de menor incidência do sol. Não é indicado usar removedores ou qualquer outro produto químico nesse processo, pois eles podem danificar as placas e demais partes do sistema de aquecimento.

Entretanto, antes mesmo que todos os cuidados com a manutenção de aquecedor solar sejam tomados, é preciso dar atenção à instalação do equipamento.

Quais são os outros cuidados necessários?

Para que seja possível aproveitar todas as vantagens do aquecimento solar, é fundamental que a instalação do equipamento seja feita da forma adequada. Entre os critérios utilizados pelos profissionais para garantir a eficácia de todo o processo está a análise da direção dos raios solares ao longo do dia e o clima típico da região, além de regras de segurança.

Como vimos, quando a manutenção do aquecedor solar é precedida de uma boa instalação de coletores, suspiros e demais itens, o resultado é água quente todos os dias e muita economia no orçamento.

Quer conferir mais dicas sobre o uso de aquecedores solares ou sobre como tornar a sua residência mais sustentável? Então curta a página da Heliodin no Facebook e veja as novidades também por lá!

Posts Relacionados

coletores solares

Como comparar coletores solares?

O mercado brasileiro está bem concorrido quando falamos em sistemas de aquecimento solar. Na dúvida ou visando a uma aquisição rápida, muitas pessoas priorizam sempre o preço mais baixo. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. O coletor solar é um produto que, em geral, oferece alta durabilidade e pode ser instalado com relatividade […]

coletor solar

6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, residencial ou comercial, na zona urbana ou na zona rural. É uma solução sustentável que muitas pessoas estão adotando para reduzir gastos com energia elétrica e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Em conjuntos de apartamentos também vale a pena instalar […]

coletor solar

Coletor solar: você sabe qual é a importância da tinta utilizada?

Muitas famílias procuram por alternativas sustentáveis em suas residências. Por este motivo, a instalação de um sistema de aquecimento com coletor solar tem se tornado cada vez mais popular atualmente. Contudo, é importante investir em um equipamento de qualidade para garantir um bom aproveitamento e um retorno rápido. Entre os detalhes que devem ser observados […]