A procura por projetos sustentáveis para residências aumentou bastante nos últimos anos, graças ao esclarecimento da sociedade, em geral sobre a importância da preservação ambiental e da economia de energia.
Contrariando as pessoas que pensam tratar-se de procedimentos complicados e inacessíveis, é possível ter uma casa mais sustentável com soluções bastante simples e viáveis.
É o que você descobrirá agora, conferindo 4 iniciativas eficazes para promover a sustentabilidade no lar. Confira!
1. Dispositivos hidráulicos econômicos
Hoje em dia, é possível equipar a casa com torneiras, válvulas de descarga, chuveiros e registros formatados especificamente para diminuir o consumo de água.
Vale a pena investir na aquisição desses equipamentos devido ao retorno financeiro a longo prazo, promovido pela redução da conta de água.
O foco na economia também está presente quando o projeto sustentável para a residência prevê a instalação de um mobiliário elétrico de baixo consumo. Entenda agora.
2. Lâmpadas e eletrodomésticos de baixo consumo
O uso de lâmpadas de LED — ao invés dos modelos fluorescentes, incandescentes ou halógenos — e a aquisição de eletrodomésticos de classe energética “A++” ou “A+++” pode gerar um consumo de energia até 80% menor.
Outra forma de garantir redução na conta de luz é optar pela instalação de um bom sistema de aquecedores solares.
3. Aquecimento solar sustentável
O aquecimento solar é um dos projetos sustentáveis mais vantajosos no que diz respeito à economia de recursos financeiros e à promoção do consumo inteligente.
Escolhendo equipamentos de qualidade, entre os diferentes tipos de aquecedor solar, e garantindo a manutenção adequada do sistema, é possível ter água aquecida a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo nas estações mais frias do ano.
Com isso, a redução na conta de luz é enorme, graças à eliminação do uso da resistência elétrica no chuveiro ou na torneira. Finalizando este artigo, falaremos sobre uma prática complementar à reciclagem do lixo, que pode até se tornar fonte de renda extra. Veja!
4. Compostagem ecológica
A técnica da compostagem consiste na utilização de alimentos para a produção de um composto ideal para adubamento de jardins e hortas.
O reaproveitamento do lixo orgânico, separado de materiais como garrafas PET, alumínio e vidro, tem se tornado uma opção de reforço para o orçamento familiar, já que o adubo produzido pode ser vendido.
Se você chegou até aqui, já conhece projetos sustentáveis que podem ser instalados com facilidade na sua residência, promovendo economia de recursos e colaborando com a preservação ambiental.
Agora, que tal saber mais sobre esse assunto, conferindo um artigo sobre a diferença entre casa sustentável e casa ecológica? Vale a pena a leitura!