Diante do aumento no preço da energia elétrica, soluções sustentáveis para aquecimento de água, tais como instalar uma bomba de calor, tornam-se cada vez mais vantajosas.
Os benefícios não ficam apenas na economia financeira e abrangem, inclusive, a ausência de eliminação de poluentes no ar. Confira, a seguir, 5 vantagens de instalar uma bomba de calor, seja em espaços residenciais ou comerciais.
1. A bomba de calor tem baixo custo de instalação e manutenção
Instalar uma bomba de calor e realizar sua manutenção são ações de baixo custo. A facilidade na execução dos processos é mais uma vantagem alinhada ao gasto financeiro reduzido, sem que isso signifique qualquer prejuízo para a eficácia do equipamento.
Quando utilizada da forma correta, a bomba de calor promove economia também a longo prazo, com redução no valor da conta de luz.
2. O funcionamento da bomba de calor é seguro e limpo
A bomba transfere calor do ambiente para a água da torneira, chuveiro ou piscina da seguinte forma:
- a água percorre dois tubos distintos, um interno e outro externo;
- o tubo externo é que transmite calor para o tubo interno, aquecendo a água;
Além da simplicidade, o funcionamento da bomba de calor se destaca pelo baixo impacto ambiental, o que a torna ideal para projetos de casas sustentáveis.
Trata-se de uma forma de gerar calor que não afeta a qualidade do ar ou da água. Assim, instalar uma bomba de calor é uma iniciativa alinhada às práticas limpas de geração de energia.
3. O consumo de energia elétrica é baixo
Uma vez que o calor é conseguido pela transferência entre o ar do ambiente e a água, um dos principais benefícios da bomba de calor é o consumo de energia elétrica extremamente baixo , comparado aos aquecedores elétricos ou a gás.
Os índices de aproveitamento chegam a apontar uma produção de calor entre 2 e 5 vezes maior que o gasto de eletricidade, comparando-se com outros sistemas de aquecimento que usam resistência.
4. Instalar uma bomba de calor não gera emissões nocivas para a saúde
Ao instalar uma bomba de calor não é preciso construir chaminés ou acoplar caldeiras e tanques de combustível ao sistema.
Dessa forma, não há qualquer emissão de gases como acontece no aquecimento feito a partir da combustão de carvão, óleo ou gás natural.
5. Monitorar a bomba de calor é simples
O monitoramento da bomba de calor é um processo bastante simples, feito de forma constante e automatizada.
Um sistema digital fornece o diagnóstico sobre o funcionamento de todo o equipamento, alertando sobre qualquer anomalia e fazendo o controle de temperatura, que é exibida no painel com as demais informações.
Considerando todos esses benefícios, fica claro que instalar uma bomba de calor é uma boa resposta aos desafios da sustentabilidade, seja para o aquecimento de torneiras, chuveiros ou piscinas.
Quer saber como tornar as piscinas ainda mais confortáveis e seguras? Veja uma listagem de itens indispensáveis para isso em outro artigo do nosso blog!