5 benefícios de instalar uma bomba de calor para aquecimento de piscina

HOME / Blog
instalar uma bomba de calor
Publicado em 09 de abril de 2019

5 benefícios de instalar uma bomba de calor para aquecimento de piscina

Diante do aumento no preço da energia elétrica, soluções sustentáveis para aquecimento de água, tais como instalar uma bomba de calor, tornam-se cada vez mais vantajosas.

Os benefícios não ficam apenas na economia financeira e abrangem, inclusive, a ausência de eliminação de poluentes no ar. Confira, a seguir, 5 vantagens de instalar uma bomba de calor, seja em espaços residenciais ou comerciais.

1. A bomba de calor tem baixo custo de instalação e manutenção

Instalar uma bomba de calor e realizar sua manutenção são ações de baixo custo. A facilidade na execução dos processos é mais uma vantagem alinhada ao gasto financeiro reduzido, sem que isso signifique qualquer prejuízo para a eficácia do equipamento.

Quando utilizada da forma correta, a bomba de calor promove economia também a longo prazo, com redução no valor da conta de luz.

2. O funcionamento da bomba de calor é seguro e limpo

A bomba transfere calor do ambiente para a água da torneira, chuveiro ou piscina da seguinte forma:

  • a água percorre dois tubos distintos, um interno e outro externo;
  • o tubo externo é que transmite calor para o tubo interno, aquecendo a água;

Além da simplicidade, o funcionamento da bomba de calor se destaca pelo baixo impacto ambiental, o que a torna ideal para projetos de casas sustentáveis.

Trata-se de uma forma de gerar calor que não afeta a qualidade do ar ou da água. Assim, instalar uma bomba de calor é uma iniciativa alinhada às práticas limpas de geração de energia.

3. O consumo de energia elétrica é baixo

Uma vez que o calor é conseguido pela transferência entre o ar do ambiente e a água, um dos principais benefícios da bomba de calor é o consumo de energia elétrica extremamente baixo , comparado aos aquecedores elétricos ou a gás.

Os índices de aproveitamento chegam a apontar uma produção de calor entre 2 e 5 vezes maior que o gasto de eletricidade, comparando-se com outros sistemas de aquecimento que usam resistência.

4. Instalar uma bomba de calor não gera emissões nocivas para a saúde

Ao instalar uma bomba de calor não é preciso construir chaminés ou acoplar caldeiras e tanques de combustível ao sistema.

Dessa forma, não há qualquer emissão de gases como acontece no aquecimento feito a partir da combustão de carvão, óleo ou gás natural.

5. Monitorar a bomba de calor é simples

O monitoramento da bomba de calor é um processo bastante simples, feito de forma constante e automatizada.

Um sistema digital fornece o diagnóstico sobre o funcionamento de todo o equipamento, alertando sobre qualquer anomalia e fazendo o controle de temperatura, que é exibida no painel com as demais informações.

Considerando todos esses benefícios, fica claro que instalar uma bomba de calor é uma boa resposta aos desafios da sustentabilidade, seja para o aquecimento de torneiras, chuveiros ou piscinas.

Quer saber como tornar as piscinas ainda mais confortáveis e seguras? Veja uma listagem de itens indispensáveis para isso em outro artigo do nosso blog!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]