4 benefícios de investir em construções sustentáveis

HOME / Blog
construções sustentáveis
Publicado em 25 de fevereiro de 2020

4 benefícios de investir em construções sustentáveis

Está cada vez mais importante se preocupar em adotar a sustentabilidade em ações diárias. E quando se trata de empreendimentos residenciais e comerciais, isso não é diferente.

Hoje, construtoras e empresas estão determinadas em oferecer ao público construções sustentáveis. Isso significa que elas são estruturadas apenas com materiais ecologicamente corretos e técnicas que evidenciam a consciência ambiental.

Mas ainda fica a dúvida: existem mais benefícios ao investir em locais deste tipo? A resposta é sim! Aqui estão 4 desses pontos positivos, para que você possa refletir melhor a respeito do assunto.

1. Reduz o impacto ambiental

Em primeiro lugar, vem uma questão um tanto óbvia quando se trata de construções sustentáveis: a redução do impacto ambiental. Porém, é importante reforçá-la para que sua importância e abrangência sejam devidamente percebidas.

Uma construção sustentável, além de contar apenas com materiais e técnicas com essa característica, não agride a natureza de diversas maneiras, especialmente no que diz respeito a fauna e a flora. Por exemplo, ela não incentiva a erosão no solo, o que garante que mais plantas e árvores sejam plantadas e não contribui para o descarte de resíduos de difícil reaproveitamento.

2. Garante melhor custo-benefício

De fato, construções sustentáveis exigem um investimento maior. Porém, em relação a uma construção civil usual, seu custo-benefício é muito maior em vários aspectos.

Seu retorno pode vir em médio prazo e, como ela conta com recursos de energia limpa, você também abaixa o valor de suas contas de energia, água e gás. Para o caso de venda, o imóvel ganha muito mais valor, fazendo com que o preço de repasse seja bem mais alto do que o de aquisição.

3. Traz mais benefícios para sua saúde e de sua família

Acredite, viver em um local sustentável traz mais benefícios para a sua saúde e a de sua família. Um ambiente mais limpo, fresco, arejado e iluminado naturalmente, afasta a possibilidade de doenças, como alergias de variadas origens, asma e problemas respiratórios.

Além disso, é natural que os moradores de construções sustentáveis se sintam mais dispostos, proativos e animados para enfrentar a rotina. Ou seja, são inúmeras vantagens que fazem com que todos tenham muito mais qualidade de vida.

4. Possibilita morar em um lugar mais moderno

As construções sustentáveis não abrem mão do alto padrão ou da sofisticação, se esta é a sua preferência. Simples ou elaboradas, elas podem contar sim com um design moderno e um espaço que permita implementações variadas de diversos tipos.

Você pode até mesmo expandir sua consciência sustentável para os móveis da casa, optando por alternativas que também sejam feitas de materiais reaproveitados. Sem dúvidas, a sua casa ficará muito mais bonita e aconchegante dessa forma.

Pronto! Viu só como vale a pena investir em construções sustentáveis? Elas beneficiam seu bolso, sua saúde e o meio ambiente, para que você assegure um futuro melhor para o planeta e para as próximas gerações.

Gostou deste conteúdo? Se sim, não deixe de compartilhar essas informações em suas redes sociais para que outras pessoas possam aprender mais sobre o assunto!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Confira os segmentos empresariais que mais utilizam aquecedor solar

O aquecedor solar é um sistema que os brasileiros adotam cada vez mais. Ele oferece muitas vantagens e, por isso, é uma opção muito procurada pelos consumidores. O sistema de aquecimento solar é formado por placas coletoras e pelo reservatório térmico.  Os coletores absorvem a energia térmica do sol e aquecem a água que circula […]

Aquecedor solar

Conheça 8 projetos sustentáveis que podem ser instalados em casa

Investir em projetos sustentáveis é uma ótima saída para ter um imóvel verde e que tem impacto reduzido sobre o meio ambiente. Com as soluções certas, evitam-se desperdícios, ocorrem mudanças no consumo e há grande economia geral. O melhor de tudo é que várias soluções são práticas de usar e realmente funcionais. Portanto, vale a […]