O que é energia limpa?

HOME / Blog
energia limpa
Publicado em 04 de junho de 2019

O que é energia limpa?

É muito importante buscar projetos sustentáveis que podem ser implantados em nossa casa e rotina. Afinal, sabemos que o meio ambiente enfrenta uma série de problemas gravíssimos, que podem afetar nosso futuro de forma irreversível. Projetos que integram a energia limpa podem trazer inúmeros benefícios.

Equilibrar o consumo de energia elétrica é uma das principais iniciativas para isso. Hoje, algumas opções têm se fortalecido no mercado e ficado mais ao alcance da população para uma maior adesão.

Contudo, ainda faltam informações para que esse conhecimento se espalhe e tenha mais adeptos. Você, por exemplo, sabe o que é a energia limpa? Se não, leia este artigo e descubra como adotá-la o mais rápido possível!

Qual é o conceito de energia limpa?

A energia limpa pode ser definida como aquela que não libera resíduos e gases poluentes na atmosfera ou, se libera, é em pouquíssima quantidade. Ela, ao contrário dos meios tradicionais, não se utiliza de combustíveis fósseis para se estruturar. Suas fontes são renováveis e hoje encontradas em diferentes formatos.

Isso porque esses elementos são os principais responsáveis por fenômenos como efeito estufa e aquecimento global. Ou seja, incentivam grandemente o desequilíbrio do meio ambiente.

Quais são as principais fontes desse tipo de energia?

1.    Aquecedor Solar

Outra fonte que vem crescendo em uso é a do aquecedor solar. Coletores solares e reservatórios térmicos absorvem os raios solares e aquecem a água. Eles podem ser usados também para aquecer piscinas, e até mesmo ambientes. Essa forma de energia limpa é extremamente popular, uma vez que a tecnologia permite sistemas cada vez mais modernos para várias necessidades.

1.    Energia eólica

As fontes de energia limpa estão cada vez mais conhecidas e acessíveis em nosso país. A mais comum é a energia eólica, produzida por meio da força do vento e proveniente da instalação de cata-ventos. As hélices desse mecanismo são ligadas a um gerador elétrico que transforma a força do vento em eletricidade.

2.    Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica funciona a partir de painéis solares que são instalados no telhado da casa. Esses painéis retêm energia solar, que é distribuída pela casa. Dessa forma todo o ambiente pode utilizar uma opção de energia limpa.

Quais são os benefícios garantidos por ela?

A energia limpa garante muitos benefícios para o meio ambiente. O primeiro deles é a diminuição de substâncias poluentes, especialmente do dióxido de carbono.

Isso evita uma série de questões ecológicas preocupantes, que podem influenciar na produção de alimentos e nas mudanças climáticas. Isso também reflete na saúde da população, que passa a respirar um ar mais puro e a conviver com menos calor e mais vento.

Para completar, sendo uma energia tida como renovável ao utilizar, em sua maioria, recursos naturais, ela gera menos lixo.

Outros combustíveis não poluentes ainda vêm sendo desenvolvidos e popularizados por pesquisadores e empresas. Porém, não há dúvidas de que essa matriz energética tem apresentado avanços significativos. Já temos alternativas interessantes para investir e paralisar de vez as ações das usinas hidrelétricas e de outros combustíveis perigosos.

Colabore você também e veja a possibilidade de implementar energia limpa em sua casa.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e receba conteúdos sobre energia sustentável.

Posts Relacionados

produtos da Heliodin

6 produtos da Heliodin recomendados para revenda

A população brasileira está se conscientizando da importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, seja em casa, seja no trabalho.  Uma das soluções mais famosas é o sistema de aquecimento solar. O sistema é formado por mais de um equipamento (coletor solar ou placa solar, reservatório térmico). Como a demanda está crescendo, vale […]

manutenção de aquecedor solar

Manutenção de aquecedor solar: quando fazer?

Atualmente, o aquecedor solar é um sistema muito adotado pelos consumidores devido à economia que proporciona.  Os custos com energia elétrica tendem a ser muito altos e as pessoas procuram gastar menos, mesmo que tenham que fazer um investimento inicial mais alto, mas que compense, ou seja, o custo-benefício vale a pena.  Vale lembrar que […]

engenharia-de-aplicação

Conheça mais sobre a engenharia de aplicação da Heliodin

O engenheiro de aplicação realiza o desenvolvimento de projetos, informando dados sobre detalhes técnicos, prazos, especificações, custos, avaliação de processos, levantamento de informações para interpretar e atender as demandas e necessidades dos clientes. A engenharia de aplicação da Heliodin destaca-se principalmente no suporte às revendas em obras de grande porte. Dessa forma, vale a pena […]