Sistema de aquecimento solar: de quantos coletores preciso para aquecer minha casa?

Para reduzir as despesas domésticas, nada melhor do que apostar em um sistema de aquecimento solar. A energia elétrica consumida por torneiras, chuveiros e outros pontos de água permanecem sempre aquecidos e a conta de luz fica mais barata.

A instalação do equipamento é simples e não demora nada. Porém, para que seu uso seja realmente eficiente, é importante realizar um dimensionamento correto e definir quantos coletores serão necessários para aquecer a residência de maneira satisfatória.

Deseja saber como fazer isso? Então acompanhe este artigo com algumas dicas importantes que podem ser colocadas em prática.

Como funcionam os coletores do sistema de aquecimento solar?

Os coletores de um sistema de aquecimento solar servem para absorver calor e, através de um processo de transferência de energia, aquecer a água que fica retida no reservatório. Por este motivo, devem ser instaladas em telhados, onde existe máxima incidência solar.

Em alguns casos, a depender da obra, é possível instalar também no chão, desde que não exista possibilidade de sombra sobre a estrutura. A cor escura das placas coletoras é responsável por facilitar a absorção de calor. Isso garante que a água permaneça sempre em temperatura estável, para jamais chegar fria ao ponto de consumo.

O que observar para saber de quantos coletores solares você precisa?

Um projeto de sistema de aquecimento solar é indispensável para garantir água quente em qualquer época do ano. Três fatores devem ser levados em conta para definir a quantidade de coletores necessários para aquecer sua casa: o local de instalação, a demanda por água quente e a forma de instalação.

Em primeiro lugar, os coletores e o reservatório devem ser instalados em um lugar com boa incidência solar. O tamanho do sistema deve ser escolhido conforme o tamanho e a resistência de seu telhado.

Existem vários modelos de coletores que se ajustam conforme a necessidade. Em seguida, é fundamental calcular a demanda por água, ou seja: quantas pessoas vivem na residência, quantos banhos são tomados por dia e se há ou não uma piscina por ali.

A forma de instalação, por fim, definirá a necessidade de acessórios de apoio para sustentar as placas. Ou seja, somente ao colocar tudo isso no papel será possível saber o número de coletores para seu caso.

Qual é o melhor coletor solar do mercado?

O coletor solar mais utilizado no mercado é o plano. Ele tem um excelente rendimento e durabilidade de até 20 anos, com a manutenção e a limpeza corretas. O dimensionamento necessário para definir a quantidade de placas a serem instaladas é igualmente importante para definir se esta é mesmo a melhor opção para você.

Portanto, conte com uma equipe especializada para realizar as medições corretas e apresentarem cálculos precisos para um investimento seguro e rentável.

E então, gostou de saber melhor sobre os coletores de um sistema de aquecimento solar? Que tal investir em um? Saiba mais sobre as opções que a Heliodin te oferece!

Posts Relacionados

0 Comentários