Instalação do aquecedor solar: entenda como ela é feita

HOME / Blog
instalação do aquecedor solar
Publicado em 30 de abril de 2019

Instalação do aquecedor solar: entenda como ela é feita

A instalação do aquecedor solar é uma alternativa sustentável cada vez mais popularizada em nosso país. A procura por um aquecedor solar é alta, porém algumas dúvidas ainda permeiam o assunto. Você sabe como a instalação do aquecedor solar é feita? Para alguns, o procedimento pode parecer um pouco complicado, mas é mais simples do que se imagina se realizada por empresas e profissionais especializados.

Quer saber um pouco mais sobre como isso acontece? Leia este artigo com atenção e comece a se programar para ter seu aquecedor em casa!

Decida onde a instalação do aquecedor solar será feita

Não é recomendado que a instalação do aquecedor solar seja feita em locais com pouca incidência solar, do contrário seu aproveitamento será baixo. Portanto, estude um lugar bem iluminado, longe de árvores e da sombra de edifícios.

A melhor opção é sempre o telhado da casa, em uma posição estratégica que acompanhe o andamento do trajeto do sol durante o dia. Contudo, a depender da sua intenção de uso, ele pode ocorrer também em elevações no chão do quintal, desde que a exposição a luz solar seja satisfatória.

Fixe o reservatório térmico do aquecedor

Assim que o local para instalação do aquecedor solar ficar decidido, é hora de fixar a base do reservatório térmico. Esse passo é bastante delicado, uma vez que essa parte do equipamento é indispensável para conservar a água aquecida. Em geral, o posicionamento do reservatório é feito na laje logo abaixo do telhado, sobre uma base plana e impermeável.

Instale também os coletores

O aquecedor solar precisa de coletores, também chamados de placas coletoras, para funcionar. Elas também são fixadas no telhado, mas em um nível um pouco mais baixo que o reservatório. Assim que esse procedimento é concluído, basta realizar a ligação hidráulica com o aquecedor. Ou seja, conectar à rede de água da sua casa ao equipamento para que os pontos de consumo recebam água aquecida diretamente do reservatório.

Observe se as demais conexões estão corretas

Esses são os passos básicos para a instalação do aquecedor solar, mas é importante lembrar que existem conexões entre reservatório e placas. O que pode ser feito somente com a tubulação e componentes corretos.

Parece simples, mas o ideal é contar com ajuda especializada para garantir um bom aproveitamento equipamento. Afinal, este é um investimento a longo prazo, e quanto mais rápido tudo estiver funcionando bem, mais rápido também será seu retorno financeiro.

Agora que você já sabe como funciona a instalação do aquecedor solar, pode começar a planejar a aquisição do equipamento e o contato com um fornecedor de confiança. Os resultados serão surpreendentes e você contará com água aquecida durante o ano todo, em qualquer estação.

Essas informações foram úteis para você? Se sim, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e acompanhar nossas últimas novidades, além de outras informações tão interessantes quanto essas.

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]