Coletor solar: você sabe qual é a importância da tinta utilizada?

HOME / Blog
coletor solar
Publicado em 19 de fevereiro de 2019

Coletor solar: você sabe qual é a importância da tinta utilizada?

Muitas famílias procuram por alternativas sustentáveis em suas residências. Por este motivo, a instalação de um sistema de aquecimento com coletor solar tem se tornado cada vez mais popular atualmente.

Contudo, é importante investir em um equipamento de qualidade para garantir um bom aproveitamento e um retorno rápido. Entre os detalhes que devem ser observados na hora da aquisição está a presença de revestimento em tinta nas placas.

Mas por que isso é tão importante e como a pintura contribui para o funcionamento do produto? Tire suas dúvidas a respeito do assunto neste artigo!

Por que é importante a pintura em tinta no coletor solar?

Qualquer coletor solar precisa ter sua placa interna revestida com tinta na cor preta. Essa camada de pintura atua como uma espécie de princípio ativo no equipamento que além de absorver a emergia do sol, deve também ser resistente a alta temperatura.

O motivo é que a cor preta é a que absorve com mais precisão a luz e o calor do sol. O ideal, inclusive, é que ela seja fosca, para que absorva a iluminação sem refletir e realizar a transformação perfeita dessa absorção em calor.

Portanto, observe bem se o coletor adquirido por você apresenta essa característica. Do contrário, o material não estará adequado para instalação e poderá gerar prejuízos.

Como é feita a pintura na placa do coletor solar?

A pintura é realizada diretamente na superfície de metal da placa do coletor solar. Ela é desengraxada e texturizada para que a tinta tenha a aderência adequada. Cada empresa realiza esse procedimento de uma maneira diferente, que pode ser mecânica, química, entre outros.

Devido ao custo mais elevado, algumas empresas brasileiras ignoram o processo. Daí a importância de se atentar à marca e procurar aquela que realmente preze por esse cuidado.

Não é qualquer tinta que pode ser usada para essa pintura. Ela é especial, porque precisa suportar altas temperaturas sem se desgastar pelo tempo, pelas variações climáticas e pelas ações da natureza as quais ficará exposta constantemente.

O que acontece se o coletor solar não receber a camada de tinta adequada?

Se o coletor solar não receber a camada de tinta adequada ou a pintura não for realizada com produtos e procedimentos corretos por parte do fabricante, o equipamento perde a capacidade de aquecimento. É isso mesmo! A tinta é, sem dúvidas, indispensável para o produto.

Pronto! Agora que você entende melhor a importância da tinta que reveste a placa desse equipamento tão importante, pode questionar e observar melhor esse detalhe. Lembre-se de que ele é mesmo indispensável se você pretende assegurar uma boa eficiência energética e se quer mesmo fazer seu investimento em dinheiro valer a pena.

Essas informações foram úteis para você? Se sim, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras dicas como essa, além de saber mais sobre nossos produtos.

Posts Relacionados

coletores solares

Como comparar coletores solares?

O mercado brasileiro está bem concorrido quando falamos em sistemas de aquecimento solar. Na dúvida ou visando a uma aquisição rápida, muitas pessoas priorizam sempre o preço mais baixo. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. O coletor solar é um produto que, em geral, oferece alta durabilidade e pode ser instalado com relatividade […]

coletor solar

6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, residencial ou comercial, na zona urbana ou na zona rural. É uma solução sustentável que muitas pessoas estão adotando para reduzir gastos com energia elétrica e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Em conjuntos de apartamentos também vale a pena instalar […]

manutenção de aquecedor solar

Manutenção de aquecedor solar: quando fazer?

A manutenção de aquecedor solar é fundamental para o bom funcionamento do equipamento e para que ele possa promover todos seus benefícios com economia e sustentabilidade. Trata-se de um processo simples, mas que requer alguns cuidados e desperta certas dúvidas, sobretudo quanto à sua periodicidade. Acompanhe este artigo para saber quando a manutenção de aquecedor solar […]