3 dicas para melhorar o desempenho do seu aquecedor solar de água

Ter aquecedor solar de água em casa é, sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de fornecer mais conforto para todos os moradores. Contudo, é importante ficar de olho no desempenho do equipamento, para fazer valer seu investimento e aproveitá-lo ao máximo.

Para tanto, algumas dicas ajudam a garantir seu pleno desempenho. Você precisa apenas de disciplina e atenção para executá-las, desde o momento do projeto até seu uso efetivo.

Acompanhe a lista abaixo e entre em contato com uma equipe profissional para ter ajuda caso necessário.

1. Escolha uma boa localização para as placas do aquecedor solar de água

Sem dúvidas, essa é a principal dica para melhorar o desempenho do seu aquecedor solar de água. Ela se aplica tanto para o sistema residencial quanto para o sistema que aquece a piscina.

A instalação dos coletores é feita no telhado da própria casa ou em algum telhado que esteja próximo da piscina. A orientação é observar se essa localização realmente recebe uma boa incidência solar.

Em alguns casos, especialmente para a área de lazer, a instalação pode ser feita em uma pequena estrutura metálica ou de alvenaria para comportar as placas. Verifique o que realmente é a melhor opção para que você tenha um bom aproveitamento do equipamento.

2. Preocupe-se com dimensionamento

O segredo de um bom desempenho de seu aquecedor solar de água também é o dimensionamento: seja da incidência solar, do tamanho da piscina, da quantidade de placas e até mesmo da frequência de uso da piscina.

No projeto, todos esses fatores devem ser levados em conta para um resultado satisfatório. Por exemplo, se a piscina tem muitos usuários, é provável que ela perca uma certa quantidade de calor devido a entrada e saída de pessoas.

3. Realize a limpeza periódica das placas coletoras

É muito importante manter as placas coletoras do aquecedor solar de água sempre limpas. Na medida em que o tempo passa, é natural que muita sujeira se acumule e se agarre na superfície, o que bloqueia a passagem de raios solares e impede que o equipamento funcione de maneira satisfatória.

Embora as placas sejam extremamente duráveis, elas precisam de uma manutenção periódica. Essa é uma ação teoricamente simples, basta água, sabão e panos limpos, em um procedimento bem simples.

Caso seu aquecedor esteja muito bem instalado, talvez você nem perceba que as placas necessitam de limpeza. Portanto, anote a última vez em que isso foi feito para monitorar semestralmente se já é hora de higienizá-las novamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre como melhorar o desempenho do seu aquecedor solar de água? A nossa equipe está pronta para esclarece-las e te ajudar a garantir a temperatura da sua piscina sempre adequada, solicite um contato!

 

Posts Relacionados

0 Comentários