aquecedor solar de água

Qual melhor tipo de aquecedor solar de água para sua casa

Hoje em dia, muitas famílias já possuem consciência sustentável. As práticas diárias para contribuir com o meio ambiente também incluem a instalação de equipamentos que diminuem custos e não causam impactos para a natureza.

O aquecedor solar de água é um dos mais populares e acessíveis. Ele é responsável por fornecer água quentinha para o banho e para a piscina, mas também pode abastecer outros pontos de consumo com o recurso.

Se você deseja se juntar a esse time, precisa escolher o melhor tipo de sistema de aquecimento para a sua casa. Com a leitura deste artigo, você chegará a esta resposta. Vamos lá?

Aquecedor solar de água com tubo a vácuo

Esse aquecedor possui tubos duplos de vidro e, entre eles, existe um espaço a vácuo. O tubo que fica na parte interna da estrutura é responsável por absorver a energia solar e transmiti-la para a água. Esse sistema atua como um isolante térmico e, por esse motivo, a temperatura é conservada quase que em totalidade.

Os tubos ficam conectados a um reservatório térmico e, devido a seu material, são considerados bastante frágeis. Sua apresentação estética também não é muito favorável — por ficarem expostos são facilmente danificados por ações do tempo, como chuvas fortes, vendavais e granizos.

Infelizmente, esse tipo de aquecedor solar de água não possui um padrão de qualidade linear. Ele é produzido na China e pode parar de funcionar em, aproximadamente, dois anos. Portanto, é preciso avaliar se o investimento realmente vale a pena e se será suficiente para suprir sua necessidade apenas por um período mais curto.

Aquecedor solar de água com placas coletoras

O sistema desse aquecedor solar de água é formado por um reservatório térmico e por placas, chamadas de coletores planos. Ele é feito em cobre e alumínio, materiais que absorvem a energia solar. Por dentro de serpentinas, a água passa e recebe o aquecimento, sendo encaminhada em seguida para o reservatório.

Sua instalação é mais simples e a estrutura possui um visual mais discreto. Ela fica dentro de uma caixa isolada termicamente e coberta por uma placa de vidro na parte superior. Essa característica faz com que o aquecedor dure por muito mais tempo e tenha um investimento mais compensatório.

Essa proteção ajuda a conservar a temperatura e uniformizá-la de acordo com a circulação da água. O reservatório, por sua vez, também é feito de alumínio e preserva o aquecimento até que a água desça para as fontes de consumo, como chuveiros e torneiras.

Como fazer a escolha correta

De fato, a escolha entre esses dois tipos de aquecedor solar de água varia conforme o indivíduo. Mas, de forma geral, sem dúvidas o aquecedor com placas coletoras apresenta um custo-benefício mais vantajoso.

Ele pode ser instalado também em prédios e é muito adequado para locais de clima mais estável, por aquecer a água na medida certa. Mas, de qualquer forma, o importante é analisar as necessidades, as construções e a demanda por água aquecida antes de determinar a escolha.

De acordo com este artigo, qual seria o melhor aquecedor solar de água para você? Possui algum deles em casa e tem uma recomendação para fazer? Deixe seu comentário logo abaixo!

Posts Relacionados

0 Comentários