5 características de um bom sistema de aquecimento solar

HOME / Blog
sistema de aquecimento solar
Publicado em 19 de janeiro de 2021

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina. 

Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de coletores solares e reservatórios térmicos.

Mas é sempre conveniente analisar algumas características para ter a certeza de que está adquirindo um bom produto! Aproveite para descobrir pelo menos 5 dessas qualidades no texto que segue.

1. O sistema de aquecimento solar deve ser durável e resistente

Uma das principais características de um sistema de aquecedor solar é sua durabilidade. Claro que o custo-benefício de um produto que tem uma vida útil mais longa é mais vantajoso. A expectativa de vida de um aquecedor solar é de aproximadamente 20 anos, mas pode alcançar períodos mais longos se receber a devida manutenção (que é pouca) e tiver sido instalado corretamente.

O que garante a durabilidade do sistema, ou seja, de todo o conjunto (coletores e reservatório térmico), é, entre outras coisas, o material e os métodos usados na produção. Geralmente, os materiais básicos são cobre, vidro, isolante térmico e alumínio para o coletor e aço inox para o boiler (reservatório térmico). 

A resistência também é relevante em produtos de boa qualidade. Por exemplo, o vidro temperado é seis vezes mais resistente, o que já é um diferencial na hora de comprar um sistema melhor. Nesse caso, a resistência aumenta a durabilidade, já que é mais difícil causar danos ao produto.

Processos como soldagem por resistência e soldagem por ultrassom também ajudam a promover maior durabilidade e resistência. 

2. O sistema de aquecedor solar deve captar a radiação com eficiência

Um sistema de aquecimento solar também precisa ter bom potencial para absorver a radiação térmica. Para isso, vamos explicar como coletor solar absorve a energia térmica do sol que é armazenada no reservatório e de onde é distribuída para os pontos de consumo da casa ou empresa.

Vale observar que a água aquecida é útil em diferentes lugares, como residências, condomínios, hospitais, indústrias, agronegócio e assim por diante.

O coletor solar é formado por:

  • Caixa externa: geralmente em alumínio, ela suporta os outros componentes;
  • Serpentina: tubos de cobre que estão ligados entre si e através dos quais a água transita dentro do coletor;
  • Aletas (superfície absorvedora): estruturas de metal (cobre, aço ou alumínio) que absorvem e transferem o calor do sol para a água da serpentina (na maioria das vezes, elas são confeccionadas em alumínio);
  • Cobertura de vidro: permite que a radiação do sol atravesse o coletor e também reduz a perda do calor (a finalidade dessa cobertura é conservar o calor, criando um tipo de forno);
  • Isolamento térmico: diminui a perda de calor do sistema por meio de um ou mais materiais, como lã de rocha, isopor, papelão, lã de PET, lã de vidro.

Uma superfície altamente seletiva absorve um elevado percentual de radiação, emitindo e refletindo percentuais menores, como 91% de absorção, 4% de emissão e 5% de reflexão. As cores mais escuras também promovem uma absorção mais eficiente. 

3. O coletor solar precisa de metais com alta condutividade térmica

Percebemos que o sistema de aquecimento solar, para ser eficiente, depende de boa absorção, bom isolamento térmico e também boa condutividade térmica. 

A condutividade térmica é uma propriedade que permite que os materiais conduzam bem o calor por meio de sua própria estrutura. 

Os isolantes térmicos, portanto, não são bons condutores, pois eles isolam o calor em um determinado espaço ou ponto, mantendo a temperatura sempre a mesma. Os melhores condutores térmicos são os metais. Como as aletas são responsáveis por absorver o calor, elas devem ser confeccionadas em liga de alta condutividade térmica, que promove rápido aquecimento da água. 

4. O reservatório térmico deve ter boas qualidades

Vale a pena analisar também, de forma especial, o reservatório térmico para conferir suas qualidades. A sua função é armazenar toda a água aquecida. A partir dele, ela será distribuída para o chuveiro, lavatório, banheira, pia da cozinha, mangueira do jardim e outros possíveis pontos de consumo. Logo, ele deve ter bom isolamento térmico. 

Apenas no aquecimento de piscinas, o reservatório não é necessário já que a própria piscina é um grande reservatório de água. 

Para garantir a manutenção da temperatura, podem ser usados materiais isolantes diferentes. Um deles é o poliuretano expandido, que é aplicado, internamente, em geometria progressiva, com maior espessura na região de alta temperatura. 

Outro ponto a verificar é se o boiler apresenta sistema de apoio elétrico, que servirá para os dias chuvosos. Nesses dias, fica mais difícil (embora não seja impossível) a absorção da radiação calorífica do sol pelos coletores. Além disso, a temperatura ambiente cai e o suporte elétrico serve para manter a temperatura da água aquecida caso somente o PU não seja suficiente. 

O termóstato é um dispositivo do reservatório que ajuda no controle da temperatura. Por isso, também é interessante conferir se o reservatório conta com um termóstato regulável. Assim, você já compra um produto completo, com todos os itens que precisa. 

Em relação à durabilidade, o aço inox 304L ou 316L são muito resistentes à corrosão. Outro ponto importante a considerar, tanto em relação ao reservatório térmico quanto em relação aos coletores solares, é a certificação. Todo produto deve ter certificado do Inmetro e/outros

5. O aquecedor solar deve ser inovador

O sistema de aquecimento solar pode ser um produto inovador, que aproveita as novas tecnologias para otimizar sua eficiência.

Há diferentes marcas de aquecedor solar no mercado. Observe os diferenciais de cada uma. Já existem modelos que podem ser gerenciados por meio de aplicativos específicos. Desse modo, você pode controlar a temperatura pelo seu smartphone. Aplicativos assim permitem ações automáticas, como ligar e desligar o sistema de aquecedor solar conforme um horário predefinido e a possibilidade de compartilhar todas as funções do app com os celulares de outras pessoas da família. 

Ao considerar essas características, você aumenta suas chances de comprar um sistema de aquecimento solar eficaz, com boa durabilidade e resistência, alto índice de absorção, condução e conservação de calor e assim por diante. Vale a pena ter uma empresa parceira para comprar com segurança!

Falamos as principais características que você deve considerar ao comprar um sistema de aquecedor solar. Vamos agora ser mais específicos — veja como comparar coletores solares!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]

aquecedor solar

O que levar em consideração ao revender aquecedor solar?

Todo mundo sabe que a população está cada vez mais interessada em aplicar alternativas sustentáveis em seu dia a dia. Sendo assim, o aquecedor solar é um dos equipamentos em alta no momento. Responsável por fornecer energia limpa e proporcionar uma economia e tanto para o bolso do consumidor, a revenda desse sistema é bastante […]