Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

HOME / Blog
aquecedor solar
Publicado em 24 de novembro de 2020

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções!

Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não se aplica apenas às residências, pode ser muito bem aproveitada em empresas também.

Na verdade, é bastante recomendado que as empresas e indústrias utilizem o aquecedor solar — tanto para adotarem práticas mais sustentáveis como pela eficiência do sistema. Vamos falar, então, sobre o custo-benefício de instalar o sistema de aquecimento solar em sua empresa!

Veja como o aquecedor solar pode ser usado em empresas

A água aquecida pode ser utilizada de diferentes formas na indústria e em empresas. Em muitos casos, a água aquecida é utilizada no ciclo de produção. Em outros casos, pode ser usado nos refeitórios e cozinhas, bem como nos vestiários dos colaboradores (chuveiros e pias).

Devido à versatilidade de seu uso, a água aquecida pode ser aplicada em segmentos diversos da economia. Na área de saúde, por exemplo, ela é muito útil para os processos de desinfecção de algumas áreas. É também uma ótima opção para a prática de hidroginástica em sessões de fisioterapia. 

Em clubes, hotéis, academias, o aquecedor solar pode ser útil no aquecimento de piscinas. Indústrias mecânica, têxtil, farmacêutica, moveleira, alimentícia e muitas outras também podem se beneficiar com o uso de água quente.

Considere os altos custos empresariais com energia elétrica

Nas empresas e indústrias, o consumo com energia elétrica tende a ser mais alto que em residências devido ao ciclo de produção e/ou vendas. Existem diferentes equipamentos e máquinas que dependem da eletricidade.

Há ainda a iluminação interna — embora o horário comercial da maior parte dos estabelecimentos seja de 8h às 18h, é comum que o trabalho interno continue e seja necessário acender lâmpadas.

Se a empresa utilizar sistemas convencionais de aquecimento de água, isso pode elevar ainda mais os custos mensais com a conta de luz. Há diferentes sistemas de aquecimentos elétricos e a gás, sendo que a maioria deles não é muito sustentável.

O aquecedor solar surge como uma boa solução para reduzir gastos, pois o consumo de água aquecida não precisa diminuir, pode permanecer o mesmo. A grande diferença é o método de aquecimento, já que o sol será o responsável pelo aquecimento por meio do sistema sustentável.

Usufrua de um sistema durável e resistente

A durabilidade do aquecedor solar confirma que existe um vantajoso custo-benefício para as empresas. Geralmente, sua vida útil é de 20 a 25 anos. Se for bem conservado, poderá alcançar um período ainda maior.

A durabilidade e a resistência do sistema resultam do fato de serem empregados materiais nobres em sua fabricação, como o aço inox para o reservatório térmico e o cobre e alumínio para o coletor solar.

Considere que, em cerca de 5 anos, a empresa recupere o capital investido no sistema, ela contará com água aquecida a um custo muito baixo por mais 15 ou 20 anos, pelo menos.

Tenha pouco trabalho com a manutenção

Outra vantagem é que o aquecedor solar requer baixa manutenção, que consiste basicamente em limpeza e lavagem semestral e drenagem anual da água do reservatório. Às vezes, será necessário trocar algum vidro quebrado ou outro componente que se apresente defeituoso.

É importante contar com algum profissional qualificado para executar os serviços de drenagem e substituição de peças. Quanto à lavagem e limpeza, ela não exige perícia especial, somente cuidados para não forçar os coletores.

Para lavar, use água e sabão neutro e evite deixar resquícios de sabão nos coletores, pois eles podem interferir na captação de energia térmica. Para a limpeza, use uma vassoura de pelos.

Um diferencial importante dos coletores é a autolimpeza, pois a água da chuva lava com certa eficiência e, devido à posição inclinada dos equipamentos, ela escorre por eles naturalmente, evitando que fique sujeira acumulada. 

Consulte a tabela de classificação dos coletores

Os coletores solares para banho e piscina recebem uma classificação referente à produção de energia. Essas tabelas podem ser consultadas para analisar o melhor custo-benefício do sistema em relação à demanda do negócio. 

Os que recebem classificação A devem gerar, pelo menos, 80,3 kWh/mês por metro quadrado. Para detalhes sobre a produção mensal dos coletores solares, basta consultar as tabelas de consumo de eficiência energética do Inmetro (endereço eletrônico nas referências).

Modernize seu agronegócio

Os coletores solares podem ser úteis inclusive em regiões rurais. Na agroindústria, a água aquecida também é solicitada com frequência. Na higienização de equipamentos (ordenhadeiras e outras máquinas, tesouras de corte, pás, borrifadores e assim por diante); setores de criação de animais (estábulos, chiqueiros, granjas, currais); e para reduzir a proliferação de bactérias e fungos nos armazéns e silos.

A água quente pode ser usada ainda nos sistemas de calefação para garantir melhor qualidade de vida aos animais. Os viveiros e estufas exigem cuidados constantes em relação à limpeza.

O sistema de aquecimento solar é uma ótima solução para o agronegócio. No campo, a captação solar dos coletores solares pode oferecer um melhor desempenho, já que não existem muitas construções que possam servir de bloqueio, como os prédios nas cidades. É só escolher uma área sem sombreamento. 

Em regiões quentes do interior, a eficiência tende a ser maior. Alguns dos maiores índices de insolação do mundo estão no Brasil, principalmente no semiárido.

Valorize a imagem de sua empresa

O custo-benefício não deve ser avaliado apenas do ponto de vista quantitativo. O aquecedor solar contribui para que a empresa desenvolva uma boa imagem perante o público consumidor. É sabido que muitas pessoas preferem comprar somente em empresas que adotam práticas sustentáveis.

Muitos consumidores boicotam empresas que geram graves impactos ambientais, promovendo verdadeiras campanhas contra elas. Assim, eles não só deixam de comprar como também levam outros consumidores a não comprar na empresa. 

Quando percebem que a empresa se preocupa com as questões ambientais, mesmo em ações mais simples, como aquecer com aquecedor solar a água usada nos processos empresariais ou industrias, as pessoas se sentem motivadas a se tornar clientes e a divulgar o nome da marca para outras pessoas.

Ao considerar todos os pontos relacionados à instalação de um aquecedor solar na empresa, você constatará que ele oferece um ótimo custo-benefício devido à economia que gera nas contas de luz, à sua durabilidade, à baixa manutenção requerida, à valorização da imagem corporativa. Esse sistema se integra à infraestrutura empresarial e aumenta o preço de mercado da empresa.

Já pensou em seguir a gente nas redes sociais para conferir nossas variadas publicações? Temos conteúdo diversificado no Facebook e muitas imagens e stories interessantes no Instagram!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

O que levar em consideração ao revender aquecedor solar?

Todo mundo sabe que a população está cada vez mais interessada em aplicar alternativas sustentáveis em seu dia a dia. Sendo assim, o aquecedor solar é um dos equipamentos em alta no momento. Responsável por fornecer energia limpa e proporcionar uma economia e tanto para o bolso do consumidor, a revenda desse sistema é bastante […]