aquecedor solar

Confira os segmentos empresariais que mais utilizam aquecedor solar

O aquecedor solar é um sistema que os brasileiros adotam cada vez mais. Ele oferece muitas vantagens e, por isso, é uma opção muito procurada pelos consumidores. O sistema de aquecimento solar é formado por placas coletoras e pelo reservatório térmico. 

Os coletores absorvem a energia térmica do sol e aquecem a água que circula em sua parte interna. Essa água é enviada para o reservatório, onde fica armazenada sob temperatura controlada. Daí, é enviada para todos os pontos de consumo do imóvel, como banheiro e cozinha.

Não é um sistema aplicável apenas em residências. Muitas empresas e indústrias também estão adotando o aquecimento solar como solução para gerar economia. Que tal analisar os segmentos empresariais que mais recorrem a essa solução sustentável? Confira!

A indústria alimentícia e de bebidas

Quando se trata do segmento alimentício, a higienização é de importância fundamental. Para garantir essa higienização, são necessários muitos volumes de água aquecida para a limpeza dos equipamentos e da área em que os alimentos são processados. Como se sabe, a água quente é importante para operações de desinfecção.

As fábricas de bebidas (como vinho e cerveja) também utilizam o sistema de aquecimento solar. Dessa forma, garantem que a levedura utilizada na fermentação não seja contaminada com microrganismos nocivos à saúde. 

A água quente ainda é usada no cozimento dos alimentos em diferentes etapas do processo de produção. As fábricas de alimentos em conserva usam a água quente para o preparo de carnes, vegetais e outros alimentos, aplicando pré-cozimento e escaldamento.

A agroindústria

Outro segmento que utiliza o aquecedor solar em suas atividades é o agronegócio industrial. O país é um dos maiores produtores de leite do mundo. Para seguir os parâmetros de higiene necessários nessa área, os laticínios precisam utilizar um grande volume de água aquecida para processos como:

  • pasteurização do leite;
  • esterilização de equipamentos (depósitos de armazenamento, ordenhadeiras);
  • secagem;
  • criação de concentrados;
  • alimentação de caldeiras.

O sistema de aquecimento solar ainda é muito aplicado pela agroindústria na criação de animais, principalmente de porcos e aves, para higienizar os locais de criação, os abatedouros, a lavagem de carne e a sanitização dos lugares destinados ao armazenamento. 

Nesses casos, os coletores solares são utilizados para o pré-aquecimento da água, o que reduz os gastos com energia elétrica.

As cozinhas industriais e as padarias

Tal como a indústria de alimentos, as padarias e as cozinhas industriais seguem parâmetros de higiene rigorosos para manter o padrão de qualidade. Isso é importante porque a contaminação pode causar problemas graves para a saúde pública e para a própria empresa. 

Nesse sentido, a água aquecida é utilizada para lavar copos, taças, talheres, xícaras, pratos e outros utensílios usados diariamente. Nas diferentes etapas de produção de comida, bolos, pães, a água aquecida se faz necessária.

Nas padarias, a energia elétrica é um centro de custo e muitos proprietários recorrem ao aquecedor solar para reduzir despesas e atuar de maneira mais sustentável.

A indústria hoteleira

A energia elétrica costuma ser o centro de custo mais caro no segmento hoteleiro. As contas de luz de um hotel são muito altas devido a equipamentos como ar-condicionado e sistemas para aquecer a água do banho e da piscina. 

Como alternativa eficaz contra esses gastos, os hotéis adotam o aquecimento solar. Os valores pagos no final do mês caem bastante. Agindo assim, os gestores conseguem ainda se diferenciar no mercado hoteleiro (um segmento com elevada concorrência) por meio de certificações e selos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Os clubes e as academias

Os clubes e as academias estão entre os segmentos empresariais que mais se beneficiam com soluções mais sustentáveis de aquecimento de água. Nesses locais, é comum que existam piscinas aquecidas para hidroginástica, natação e outras atividades aquáticas. 

Os chuveiros devem ser aquecidos e os vestiários devem ser bem limpos a fim de evitar a propagação de fungos causadores de doenças de pele, como a micose. A instalação das placas solares para aquecer a água já se tornou comum no cenário de lazer e esporte.

A indústria farmacêutica e a química

A indústria farmacêutica e a indústria química também se beneficiam com o aquecedor solar, já que efetuam diferentes funções. A água pode ser utilizada como meio para incorporar certos ingredientes a fórmulas.

Também é um agente de limpeza e sanitização e funciona como fonte de resfriamento/aquecimento. Ainda serve como veículo para microrganismos deterioradores e patógenos.

A indústria química fabrica cosméticos, entre outras coisas. O aquecedor solar serve para o pré-aquecimento de fluidos de processo, o aquecimento do ambiente de trabalho e o aquecimento de emulsões. Vejamos alguns processos que aplicam água quente nas indústrias farmacêutica e química:

  • a secagem;
  • o aquecimento de banhos líquidos para lavagem;
  • os tratamentos químicos;
  • o vapor a baixa pressão para utilizações diversas;
  • os sistemas de refrigeração por absorção/adsorção (a combinação entre o pico de consumo e a incidência maior da luz do sol é uma grande vantagem do aquecimento solar).

As clínicas e os hospitais

A água aquecida também é muito usada em hospitais e clínicas. É utilizada nos banhos para pacientes, seja em banheiras, chuveiros, torneiras ou duchas. 

Existe também a necessidade de água quente em piscinas para pessoas que fazem terapias específicas. Nesse caso, o aquecimento da água deve ser bem controlado, conforme a temperatura prescrita pelos médicos. 

A água aquecida ainda é útil em clínicas e hospitais para as operações de higienização e assepsia das diversas alas. É uma forma de reduzir os riscos de infecção hospitalar, que é um problema ainda recorrente nesses lugares. Nas cozinhas hospitalares, o consumo de água quente também é muito alto.

O aquecedor solar em outros segmentos 

O aquecedor solar também é útil em outros segmentos empresariais. Muitos estabelecimentos preferem adotar esse sistema sustentável porque gera economia nas contas de luz e é eficiente.

Além disso, vale observar que consiste em um sistema de alta durabilidade, com vida útil estimada em 20 anos. Vamos conferir mais segmentos beneficiados por ele:

  • os petshops: água quente para tosa e banho;
  • os salões de beleza: água aquecida nas pias;
  • os spas: água quente nos ofurôs;
  • as escolas, casas de repouso e creches: água quente no banheiro e nas cozinhas;
  • as maternidades: água quente nos chuveiros e nas pias.

Esses são segmentos que precisam de água aquecida e muitos de seus representantes já optaram pelo aquecedor solar. Trata-se de uma solução ecologicamente correta e muito econômica. A tendência é que a adoção desse recurso continue a crescer ainda mais no país.

Você acabou de saber um pouco mais sobre os segmentos empresariais e industriais que se beneficiam com o uso do sistema de aquecimento solar. Confira, então, pelo menos 6 benefícios de instalar coletor solar em condomínio!

Posts Relacionados

0 Comentários