Temperatura de água: como o aquecedor a mantém?

HOME / Blog
temperatura de água
Publicado em 30 de julho de 2019

Temperatura de água: como o aquecedor a mantém?

O sistema do aquecedor solar traz muitos benefícios, especialmente econômicos, mas também levanta uma série de dúvidas nas pessoas. Por exemplo, como a temperatura de água é mantida pelo sistema?

É normal ter dúvidas do tipo em relação ao sistema. Afinal, a manutenção da temperatura da água é importante em dias com baixa incidência de raios solares. Como ela é feita? Se quiser descobrir, siga a leitura do artigo até o fim!

O aquecimento da água é feito pelas placas coletoras

O controle da temperatura da água começa com o aquecimento dela pelas placas coletoras, parte integral do sistema. A água vem encanada do sistema público de saneamento básico e a tubulação da casa leva o líquido para a caixa d’água.

Dali, o líquido alimenta o reservatório que está interligado as  placas coletoras, que convertem a luz solar em energia para esquentá-lo. A temperatura da água no aquecedor vai sendo incrementada até que fique em equilíbrio, ou seja, a temperatura da água no coletor seja igual a do reservatório.

O reservatório ajuda a manter a temperatura da água

O reservatório térmico usado no sistema é o responsável por manter a temperatura da água adequada para uso, com sua eficácia sendo determinada pela qualidade do isolamento térmico

Por exemplo, o reservatório de aço inoxidável mantém a temperatura da água ao usar um sistema de isolamento térmico de alta eficiência, o que faz com que a água permaneça aquecida por muito mais tempo. Além disso, o aparelho é construído com um isolamento progressivo, que garante maior espessura na região onde se concentra a maior quantidade de calor na água.

Dessa forma, ele consegue lidar adequadamente com todo o líquido armazenado e demora muito mais tempo para que a água comece a perder temperatura.

O sistema de apoio elétrico atua em casos específicos

Em dias chuvosos ou nublados, a placa coletora gera, portanto, menos energia. Para evitar esse problema, entretanto, o aquecedor solar usa um sistema de apoio elétrico ou a gás para repor a energia necessária para esquentar a água.

Esse sistema é automático e funciona sem que seja necessário ativar o seu uso, embora o recomendado seja que ele fique desligado e, seja ligado apenas nos dias com menos sol. Considerando que o Brasil tem mais dias com sol, esse sistema só é usado em raras ocasiões e o custo energético dele é muito baixo durante o ano.

Agora você já sabe como a temperatura da água é mantida dentro do sistema de aquecedor solar: o reservatório é preparado para conservar o calor e, em caso de necessidade, há um sistema de apoio para auxiliar.

Se você gostou de aprender sobre a temperatura da água e quer conhecer mais conteúdos como esse, curta a nossa página no Facebook e confira o material que postamos por lá!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]