Qual a melhor tubulação para sistema de aquecedor solar?

HOME / Blog
sistema de aquecedor solar
Publicado em 02 de julho de 2019

Qual a melhor tubulação para sistema de aquecedor solar?

Na hora de selecionar um sistema de aquecedor solar, é fundamental se preocupar com a escolha dos equipamentos, da instalação e da empresa. Ao mesmo tempo, outros pontos não podem ser ignorados — e a tubulação está entre eles.

A estrutura pela qual a água aquecida vai passar tem que apresentar as características certas para evitar problemas ou perdas de temperatura. Então, as decisões adequadas fazem toda a diferença.

Não sabe por onde começar? Veja qual é a melhor tubulação para sistema de aquecedor solar e tire as suas dúvidas!

Avalie a distância entre os pontos de consumo

Não existe uma receita pronta para definir qual é a tubulação ideal. Tudo depende das características específicas do sistema e um desses pontos tem a ver com a distância entre os locais de consumo.

Se o coletor e o reservatório estiverem muito distantes do ambiente de consumo, como o chuveiro, é preciso utilizar materiais e dimensões que evitem o desperdício. Canos largos aumentam a vazão necessária e podem levar a uma demora maior até atingir o local de interesse.

Então, é importante pensar em quais são os pontos, onde eles estão, se são mais baixos que a estrutura e assim por diante. Desse modo, já dá para reconhecer as necessidades principais.

Tome cuidado com o diâmetro dos canos

Como visto, o diâmetro dos canos tem grande influência no sistema de aquecedor solar. Se ele for muito grande, pode significar uma perda elevada de água, além de maior dificuldade para atingir o local de interesse.

Por outro lado, canos finos podem encarar problemas relacionados à vazão. Com baixa pressão, a experiência de banhos é comprometida, por exemplo. O ideal é considerar as necessidades e definir diâmetros específicos para atender ao sistema de aquecedor solar em cada ponto.

Acerte no material da estrutura

Além disso, a tubulação precisa ser feita com os materiais adequados, especialmente porque devem resistir às altas temperaturas. O cano de PVC, por exemplo, é popular nas casas, mas não é indicado para transportar água em temperaturas elevadas. O de cobre é o mais resistente, e precisa de isolamento para não perder calor.

Por outro lado, há componentes que suportam altas temperaturas, não oxidam e perdem pouco calor, como o PPR (Polipropileno Copolímero Random) e CPVC (Policloreto de Vinila Clorado). Portanto, é essencial avaliar a escolha que oferece o desempenho esperado.

Considere a sustentabilidade do sistema de aquecedor solar

Na hora de definir a tubulação também é preciso pensar em questões de sustentabilidade. Se o cano perde muito calor rapidamente, será necessário utilizar a energia elétrica com maior intensidade. Além disso, grandes vazões levam a desperdícios de água que se acumulam com o tempo.

O recomendado é colocar tudo na ponta do lápis para entender qual é a alternativa mais sustentável. Desse jeito, é possível obter um sistema que funciona como o esperado e, ainda, ajuda o meio ambiente.

Como vimos, o sistema de aquecedor solar precisa da tubulação certa para entregar os melhores resultados. Com as escolhas adequadas, dá para conquistar segurança, sustentabilidade e economia. E o melhor, ter um sistema de aquecimento funcionando perfeitamente!

Se quiser outras dicas para aproveitar melhor seu sistema de aquecimento solar, não deixe de assinar nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]